Seu casamento não precisa virar uma zona de guerra
“…Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu” Mateus 19:5-6.


Alguns casamentos se assemelham a um conflito militar, assim como o que ocorre entre a Rússia e a Ucrânia. Há todos os elementos de uma guerra, mas nenhum dos lados a declara formalmente. Se, de um lado, o presidente russo, ao se referir à guerra, diz que é apenas uma “operação militar”, muitos casais convencionaram dizer: “estamos levando”.
Assim acontece com muitos casais. Há conflito após conflito. Um vai para um lado, o outro para o lado oposto; discordam, brigam por qualquer motivo, perderam o respeito, a cumplicidade e o amor, mas continuam vivendo juntos. Tudo se resume a continuar vivendo.
Eles não se separam porque (talvez) “não compensa”. Haveria perdas financeiras, há os filhos, a família, e ainda prezam pela reputação. “O que as pessoas vão dizer?” talvez seja a única coisa em que concordam. Na verdade, se acostumaram a “viver em estado de guerra” sem sequer perceber isso.
Contudo, nem sempre foi assim. Eles já se amaram, venceram grandes desafios juntos, trocaram juras de amor e planejaram um futuro cheio de sonhos. Mas a rotina do dia a dia foi desgastando a cumplicidade e o amor.
Assim como em uma guerra entre países, ao final de um conflito, nenhum dos lados sai completamente vitorioso. As perdas e cicatrizes permanecem para sempre.
Infelizmente, essa é a realidade, em maior ou menor grau, de milhares de casais. Se esse é o seu caso, calma, nem tudo está perdido. É possível acabar com essa guerra — basta querer.
E nem sempre a guerra acaba quando um dos lados “vence”. Geralmente, o conflito termina em uma mesa de negociações. Para chegar a esse ponto, é necessário abaixar as armas e firmar um acordo de paz, encerrando o embate. Recomeçar.
Parece simples, mas chegar a esse momento exige muita vontade de querer que as coisas mudem.
Pense nisso!
Deseja conversar ou buscar orientação? Ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato conosco pelo Instagram @pr.douglasdias.