Cervejaria Bucovina é selecionada no Programa Aprimore do Sebrae e Ambev
Empresa rionegrense participará de programa voltado a transformar a realidade de empreendimentos cervejeiros da região.


A Cervejaria Bucovina, de Rio Negro, está entre as selecionadas no Programa Aprimore, desenvolvido em parceria entre o Sebrae e a Ambev.
Criado em 2023, o Aprimore chega ao Paraná após iniciativas no Nordeste e no Centro-Oeste e será aplicado junto a dez cervejarias da região metropolitana de Curitiba e de Guarapuava, visando transformar a realidade desses empreendimentos.
O programa tem como foco principal a gestão das cervejarias. Os principais temas abordados nos encontros serão a redução de custos, produção eficiente, otimização de processos, distribuição, alinhamento de preços, comunicação da marca, entre outros pontos. As atividades se dividem em mentorias, consultorias, ações de mercado, benchmarking e workshops.
Durante a seleção das cervejarias, o programa levou em consideração a relevância para o mercado, inserção social e potencial de crescimento do negócio.
A expectativa para o início da jornada é grande, segundo Sérgio Schelbauer, proprietário da Cervejaria Bucovina. Para ele, o Aprimore pode exercer um papel importante no fortalecimento do mercado de cervejas artesanais do Estado.
“É uma grande oportunidade, participar de um programa com esse compartilhamento de ideias que tanto o Sebrae/PR quanto a Ambev têm a oferecer. O mercado de cervejas ainda está em expansão, então esse apoio pode nos fortalecer e trazer novos clientes”, observa Schelbauer.
A história de Sérgio com a cerveja artesanal começou há quase uma década. Motivado pelas festas de família e amigos, e também pela nossa cultura bucovina da região, o rionegrense começou em 2015 a fabricar cervejas artesanalmente, em casa.
O negócio, foi crescendo e, em 2022, Sérgio decidiu profissionalizar o processo, onde nasceu a Cervejaria Bucovina, produzindo cervejas de qualidade com maltes diversos, lúpulos e fermentos criteriosamente escolhidos.
A Cerveja Bucovina e a história
A origem do nome foi pensada para homenagear os imigrantes alemães-bucovinos vindos da Baviera, sul da Alemanha, de onde emigraram para o Böhmerwald (na Boêmia, atualmente República Tcheca) em fins do século XVIII.
Em 1838-1840, foram para a Bucovina, hoje Romênia. Em 1887 e 1888, imigraram para o Brasil onde realizaram as tarefas de desbravamento e estabelecimento de sua cultura.
Os bucovinos ocuparam largo setor de atividades econômicas, conservando, porém, seus costumes e tradições como a língua, música, dança e culinária.
“Destacamos aqui o nosso amado e inseparável chopp, sempre presente nas tradicionais festas, bailes e desfiles de Rio Negro. Com produção no bairro Seminário, local onde nascemos e preservamos nossas origens com grande orgulho”, concluiu Sérgio.
Conheça aos produtos da Cervejaria Bucovina