Itaiopolense lança livro sobre a participação do público pelo WhatsApp no telejornalismo
Durante dois anos, a repórter investigou conceitos que abordam a interatividade e o jornalismo televisivo regional, procurando compreender quais são os fatores que levam os espectadores a opinar sobre os temas discutidos.


A jornalista Tatiana de Souza Sabatke lança neste sábado (19), o livro “Telejornalismo Regional e a Participação do Público” no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, às 10 horas.
O livro é resultado da pesquisa realizada durante o mestrado em comunicação, quando Tatiana investigou em profundidade como se dá a participação do telespectador por meio do WhatsApp em programas jornalísticos.
A obra será comercializada por R$ 49 no formato físico e por R$ 31 como e-book. Além da aquisição no dia do lançamento, os interessados poderão adquirir o livro no site da Editora Appris.
Para a realização da pesquisa, foram ouvidos telespectadores que participam ativamente do Balanço Geral Joinville. O telejornal da NDTV Record foi pioneiro na região Sul do Brasil ao oferecer o formato de participação por meio do WhatsApp, onde há mais de 10 anos, os telespectadores podem trocar mensagens com jornalistas da emissora e têm a sua opinião exibida quase que instantaneamente durante a programação.
Durante dois anos, a repórter investigou conceitos que abordam a interatividade e o jornalismo televisivo regional, procurando compreender o que estimula a participação, quando ela se intensifica e quais são os fatores que levam os espectadores a opinar ou não sobre os temas discutidos.
“O leitor vai encontrar em “Telejornalismo Regional e a Participação do Público” uma discussão a partir de conceitos que ajudam a definir o processo de interatividade entre público e emissora. Mas, o ponto alto é que procurei olhar atentamente para o telespectador e identificar de onde ele assiste ao telejornal, no sentido de quais são as suas histórias, as relações anteriores que teve com veículos de imprensa e o que ele espera ao enviar uma mensagem para a televisão”, conta Tatiana.
“Percebi durante a pesquisa que o sentimento de pertencimento àquele espaço comunicacional ocorre antes do envio da primeira mensagem. Ou seja, o telespectador primeiro se identifica com o veículo de comunicação, com a linguagem, conteúdo e com os jornalistas, repórteres e apresentadores para depois iniciar a interação por meio do aplicativo”, finaliza.
Sobre a autora
Tatiana de Souza Sabatke tem 35 anos, é natural de Itaiópolis e mora em Joinville há quase 20 anos. Jornalista formada pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus (Ielusc), especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político pelo Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa e mestra em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.