Programa “Protetores do Lar” capacita mais de 700 alunos em 2024
A ação acontece em sete escolas estaduais, com o objetivo de prevenir futuros agressores ou agredidos.


Promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina, o programa “Protetores do Lar” realiza nesta quarta-feira (6), em Mafra, a formatura dos alunos de 2024.
Às 19h30, o Espaço Álamos receberá alunos entre 15 e 16 anos das escolas estaduais Hercílio Buch, Paula Feres, Francisco Izabel, Jovino Lima, Barão de Antonina, Santo Antônio e Tenente Ary Rauen. Os estudantes receberão um certificado de conclusão de curso e farão um juramento solene perante as autoridades convidadas.
Implementado em 2022, com o lema “Para que a adolescente de hoje não seja uma vítima amanhã”, o programa “Protetores do Lar”, é uma extensão da Rede Catarina e visa prevenir a violência doméstica e familiar, com o objetivo de formar multiplicadores de conhecimento e prevenir futuros agressores ou agredidos. Neste ano, mais de 700 alunos foram capacitados.
De acordo com o programa, o grupo alvo escolhido, na faixa de 15 e 16 anos, leva em conta que nesta fase, os jovens iniciam e constroem as relações afetivas em suas vidas.
Durante o período do curso, muitas dúvidas foram tiradas, vindo inclusive à tona casos de violência doméstica com os próprios alunos das escolas e suas famílias.
Entre os assuntos abordados estão: violência doméstica e explicação sobre o Programa Rede Catarina; papel da Polícia Militar no atendimento de ocorrências envolvendo violência doméstica; violência psicológica, sexual, patrimonial, física, moral e virtual; impactos psicológicos da violência doméstica no âmbito familiar e consequências jurídicas das condutas que caracterizam violência doméstica.
A ação é realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e a Comissão da Mulher Advogada, e já formou cerca de 788 alunos.
O projeto seguirá acontecendo em 2025, com o mesmo público alvo e com meta para alcançar 100% das escolas públicas de Mafra.