Infestação de escorpiões em Mafra deixa Vigilância Epidemiológica em alerta
Em todos os bairros, áreas urbana e rural, foi registrado o aparecimento do animal.


O aparecimento de escorpiões em todas as áreas urbanas e rurais de Mafra deixou a Vigilância Epidemiológica em alerta nos últimos dias.
O animal encontrado é da espécie Tityuscostatus, também conhecido como escorpião-manchado. A maior incidência está nos bairros da Restinga, Vista Alegre e Alto de Mafra, porém, a infestação já está disseminada para o restante do município.
O escorpião-manchado possui sete centímetros de comprimento, tem coloração geralmente castanho amarelada com manchas nas pernas e garras.
Segundo a Secretaria de Saúde, a pessoa picada pelo animal apresenta dor e coceira local e, após o acidente, não é recomendado ingerir líquidos como água, leite ou bebida alcoólica, pois nenhum desses componentes age ou ameniza o veneno. A única coisa que age contra o veneno é o soro antiaracnídico e antiescorpiônico, que será aplicado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por um profissional da área.
Para aliviar a dor, é necessário lavar o local da picada com água e sabão e fazer compressas de água morna ou quente na área afetada.
Em caso de captura do escorpião é necessário leva-lo até a Vigilância Epidemiológica, anexa ao ESF Central em um pote fechado. Em seguida, o escorpião é enviado para análise no LACEM, para determinação da espécie.
Combate e prevenção
O uso de veneno para eliminar o animal não é eficaz, já que estes possuem um revestimento de quitina que os deixa impermeáveis aos produtos químicos.
O controle se demonstra mais eficaz eliminando possíveis ambientes de vida e possíveis insetos que sirvam para sua alimentação, como baratas. Outras formas de prevenção também incluem a vedação de ralos de chão, tanques e pias; vedar fossas e tubulações de esgoto; rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; manter o quintal sempre limpo e livre de entulhos e eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água.
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária, localizada na rua Gabriel Dequech, 212, no Centro de Mafra ou através do número (47) 99233-0307. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas.