Nível do rio Negro sobe 10 centímetros por hora e preocupa moradores
Em 24 horas, nível teve uma elevação de mais de 2 metros e meio. Defesa Civil das duas cidades está em alerta.


A elevação do nível do rio Negro nas últimas horas coloca as autoridades em alerta mais uma vez, diante do risco de enchente.
De acordo com a leitura das 11 horas deste domingo (8), o nível é de 4,67 metros.
Em média, o nível do rio está subindo entre 10 e 11 centímetros por hora. A maior elevação dentro de 1 hora foi registrada entre 6 e 7 horas deste domingo, quando o nível subiu 13 centímetros
Nível nas últimas horas
Às 0 hora de sábado (7), nível do rio Negro saiu de 1,38 metros, a média registrada ao longo de toda a semana, chegando a 1,48 metros às 6 horas de sábado, um a elevação de 10 centímetros durante a madrugada.
Na leitura das 6 horas deste domingo (8), a régua indicava o nível de exatos 4 metros, ou seja, um aumento de mais de 2 metros e meio em 24 horas.
Projeções em Rio Negro
De acordo com a Defesa Civil de Rio Negro, projeções preliminares indicam que o nível do rio pode atingir 8,48 metros nas primeiras horas de terça-feira (10), se o ritmo de subida manter a média atual.
“No entanto, as condições climáticas previstas para as próximas horas e dias incluem precipitações intensas, o que pode acelerar significativamente o ritmo de elevação do nível das águas. Este cenário exige máxima atenção e prontidão de todas as equipes envolvidas nas ações de prevenção e resposta a emergências”, destacou a nota.
Ainda, segundo a Defesa Civil, o momento é crítico que exige agilidade, colaboração e comprometimento de todos. “Estamos monitorando a situação de forma constante e informaremos quaisquer mudanças significativas no cenário”, concluiu a nota.
Áreas rurais afetas em Mafra
Já a Defesa Civil de Mafra informou que também está em alerta e monitorando os pontos de alagamento.
“A cota de inundação é de 7 metros. É importante que todos mantenham atenção e evitem áreas alagadas”, destacou, em nota.
Ainda, segundo a Defesa Civil, três localidades do interior apresentam problemas devido a alagamentos: Butiá Santa Rita e Pedra Fina estão sem passagem e, no Butiá do Lajeado existem dois pontos de alagamento.