Vereadora convoca secretária de Saúde de Rio Negro para esclarecimentos
Neusa Heuko Swarowski (Cidadania) quer detalhes sobre o atendimento no CAPS. Na primeira sessão do ano, a vereadora também pediu informações sobre atendimento às gestantes.


A Câmara de Vereadores de Rio Negro convocará nos próximos dias a secretária de Saúde, Mayra Luana Konell, e a coordenadora do CAPS, Vivian Jungles Barbosa, para prestarem esclarecimentos sobre o atendimento prestado no Centro de Atenção Psicossocial.
A pauta foi levada ao plenário na sessão desta terça-feira (11), pela vereadora Neusa Heuko Swarowski (Cidadania), através de um requerimento à Mesa Diretora e aprovado por unanimidade pelos 11 vereadores.
O CAPS foi criado em 2006, e tem como objetivo atender pessoas que apresentam sofrimento mental grave e persistente, incluindo dependentes de álcool e outras drogas.

Segundo o texto, há diversas reclamações de usuários do serviço. A vereadora apresentou questionamentos sobre o funcionamento da unidade, incluindo: qual é a porta de entrada para os usuários do CAPS? Quais são os profissionais que atuam no local, suas cargas horárias e funções? Quais oficinas terapêuticas são oferecidas aos usuários? Os medicamentos necessários estão sendo fornecidos gratuitamente conforme prescrição médica? A Prefeitura disponibiliza transporte para os usuários que necessitam deste serviço?
Na justificativa do requerimento, Neusa destacou a importância da continuidade e estruturação do atendimento de saúde mental no SUS. Segundo ela, o acompanhamento regular é essencial para a eficácia dos tratamentos e prevenção de recaídas, garantindo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Assista a sessão na íntegra
Atendimento a gestantes no SUS
Uma semana antes, na primeira sessão do ano, realizada no dia 4, a vereadora Neusa abriu os trabalhos com um requerimento solicitando informações sobre o atendimento prestado às gestantes no Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Negro.
O documento, encaminhado à Secretaria de Saúde, busca esclarecer pontos fundamentais sobre o acompanhamento pré-natal e os serviços oferecidos às mulheres rionegrenses.
Entre os questionamentos levantados, a vereadora solicita informações sobre: quantas mulheres são atendidas no pré-natal pelo SUS em Rio Negro? Quantas gestantes são encaminhadas para ter o bebê em Campo Largo? Quantas gestantes são encaminhadas para a maternidade de Mafra? Quais os serviços prestados pela Casa da Mulher à mulher rionegrense? Quantos e quais são os profissionais que atuam na Casa da Mulher?
Em sua justificativa, a parlamentar destacou a necessidade de garantir que as gestantes estejam recebendo atendimento adequado e de qualidade. Segundo ela, o acompanhamento pré-natal é essencial para a saúde da mãe e do bebê, sendo fundamental entender a estrutura disponível e os encaminhamentos realizados pelo município.
Além disso, Neusa destacou a importância de obter informações sobre os serviços oferecidos pela Casa da Mulher e a equipe de profissionais que atua no espaço. Para a vereadora, conhecer a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados é essencial para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde da mulher.
Assista a sessão na íntegra