Conheça histórias de empreendedorismo rural comandados por mulheres rionegrenses

No Agromix desta semana, vamos conhecer três mulheres rionegrenses e empreendedoras que são exemplos a ser seguidos por quem busca oportunidades e uma nova forma de renda.

 

No campo ou na cidade, para empreender é preciso determinação e criatividade. No Agromix desta semana, vamos conhecer três mulheres rionegrenses e empreendedoras que são exemplos a ser seguidos por quem busca oportunidades e uma nova forma de renda.

 

A primeira parada é na localidade de Lageado dos Vieiras, onde conhecemos Patrícia Radinz. Em busca de uma alternativa de renda, ela passou a produzir um produto típico alemão, a Raíz Forte de Crem. Rica em vitamina C, a iguaria é utilizada tanto como condimento ou tempero.

 

Toda a produção é feita na propriedade, desde a preparação do solo e plantio até a colheita e entrega nos pontos de venda.

 

Na localidade de Tijuco Preto, sentido Cunhupã, conhecemos Bernadete Ritter, aposentada como técnica em enfermagem, e, com desejo de reaproveitar a propriedade, ela decidiu empreender no ramo dos morangos. A produção ainda é pequena, são 500 pés, com produção média de 2,5 quilos por dia, hobby e complemento de renda.

 

Do outro lado do município, na localidade de Sítio dos Valérios, a empreendedora rural Simone Ruthes é quem recebe nossa equipe. Ela, o esposo e seus dois filhos tocam a propriedade com mais de 10 hectares, que produz, uva, morango e até uma granja.

 

A propriedade ainda não integra o roteiro do turismo rural. Mesmo assim, é possível trazer a família para colher os morangos o ano todo. O mesmo acontece em janeiro e fevereiro, durante a colheita das uvas.

 

Tanto Bernadete quanto Simone comercializam os morangos direto com os consumidores finais. Produtos fresquinhos que podem ser entregues em casa diariamente.