Educação a distância assume papel fundamental no ensino 

José Alceu Valério falou sobre as novas perspectivas criadas pela pandemia do coronavírus para o Ensino a Distância no Brasil

Em entrevista ao Riomafra Mix, o coordenador do polo da Unicesumar em Mafra, José Alceu Valério, falou sobre as novas perspectivas criadas pela pandemia do coronavírus para o Ensino a Distância no Brasil. 

O EaD se tornou a alternativa para viabilizar os estudos de crianças e adultos após o início do isolamento social. Segundo o coordenador, o segmento já vinha crescendo muito nos últimos anos, em especial devido às facilidades que a educação a distância traz para quem precisa administrar horários alternativos de estudo. 

“A educação presencial também precisa passar por uma grande mudança e incorporar as tecnologias aplicadas na EaD”. Segundo o professor, a pandemia do coronavírus acelerou este processo até nos níveis fundamentais e a partir de agora, aponta para uma mescla de aprendizado presencial e a distância, através do uso das tecnologias.  

Outro aspecto abordado pelo professor, diz respeito à linguagem desenvolvida especificamente para o EaD, fazendo com que o aprendizado seja eficaz. Segundo ele, a educação a distância exige estrutura tecnológica e desenvolvimento de metodologias específicas. Além disso, é necessário que os professores desenvolvam capacidade específica para o ensino a distância, além de materiais didáticos e conteúdos especificamente desenvolvidos para a plataforma online. “Quem já investia nessas questões saiu na frente no momento em que houve o isolamento social”, pondera.

Para quem precisa estudar em casa e se vê pela primeira vez diante do aprendizado virtual, Valério também deu dicas para o melhor aproveitamento dos estudos e denotou o papel fundamental da participação dos pais no aprendizado dos mais jovens.

O Canal ACIM é uma parceria entre a Associação Empresarial de Mafra (ACIM) e o Riomafra Mix.