Conexão Planeta

Carolina Tombini aborda temas de sustentabilidade, formas de minimizar os impactos ambientais, consumismo, hábitos, entre outros com ênfase no planeta.

Quatro décadas após proibição da pesca, baleias voltam aos mares dos polos

Mais de 1,3 milhões de baleias foram mortas em 70 anos ao redor da Antártica.

 

Um artigo publicado pelo The Conversation relata que as baleias voltaram aos polos depois de quase extintas na época que eram caçadas sem nenhuma restrição.

 

Com o fim da indústria baleeira, os mares polares estão entre os melhores locais para estes animais se reestabelecerem, onde seus habitats são praticamente intocáveis, abrigando subsídio para alimentação das mesmas.

 

A suspensão da pesca comercial ocorrida em 1984 evitou a extinção de baleias importantes para o ecossistema do ártico, porém o aquecimento global está se tornando uma ameaça atualmente nas regiões polares. Nas próximas décadas, as baleias nos polos enfrentarão uma nova fonte de estresse, desde o aquecimento das águas, as quais elas estão habituadas a falta de suprimentos.

 

Ainda assim, após 40 anos, o fato de que muitas populações de baleias incluindo belugas, baleias-da-Groenlândia e algumas jubartes ainda estejam lutando pela sobrevivência, sugere que ainda temos um caminho longo a percorrer.

 

Nem todas as espécies de baleias que foram alvo de pesca no passado parecem estar se recuperando, mesmo com medidas de proteção de longo prazo. Cachalotes, no hemisfério Sul, e baleias-cinzentas, no Ártico russo, são exemplos claros infelizmente.

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.