Atividades físicas podem reduzir desejo por alimentos gordurosos
Estudo indica que a atividade física intensa pode mascarar a vontade para alguns alimentos.


Um estudo publicado recentemente revelou que atividades físicas intensas podem diminuir a vontade por alimentos gordurosos e hipercalóricos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista ‘Obesity’.
A metodologia utilizada foi projetada para testar a resistência ao fenômeno conhecido como “incubação do desejo”, o que significa que quanto mais tempo a substância desejada é negada, mais difícil é ignorar os seus sinais.
Experimento
No experimento os autores treinaram 28 ratos com uma alavanca que, quando pressionada, acendia uma luz e fazia um som antes de dispensar um snack rico em gordura.
Em seguida, os ratos foram divididos em dois grupos: alguns foram submetidos a um regime de corrida em esteira de alta intensidade, enquanto outros não receberam nenhum exercício adicional fora de sua atividade regular.
Ambos os conjuntos de ratos tiveram acesso negado aos snacks ricos em gordura por 30 dias. No final desse período, os pesquisadores deram aos ratos acesso às alavancas que uma vez dispensaram os snacks novamente.
Resultados
Os animais que não se exercitaram pressionaram as alavancas significativamente mais do que os ratos que se exercitaram, indicando que a atividade física intensa diminuiu o desejo por snacks de gordura.
Apesar dos resultados serem preliminares, o estudo pode indicar que a atividade física intensa pode mascarar a vontade para alguns alimentos. Quem já iniciou uma mudança alimentar ou uma dieta sabe como é difícil renunciar a alguns alimentos. Incluir a atividade física nesse processo pode ser benéfico não apenas fisicamente para a perda de peso, mas também mentalmente para obter controle sobre os desejos por alimentos não saudáveis.
Eu posso te ajudar a iniciar uma atividade física e mudar seu estilo de vida. Entre em contato pelo e-mail [email protected].