O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), por meio da Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer lançou na último dia 16, recomendações nacionais para a prevenção de câncer. Com elas, o INCA espera ampliar o reconhecimento social da relação entre alimentação, nutrição, atividade física e o desenvolvimento da doença.
O documento é a tradução adaptada e ampliada do resumo do III Relatório de Especialistas do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer e do Instituto Americano para Pesquisa em Câncer. Foi feita uma adaptação das recomendações para o contexto brasileiro, apresentando dados epidemiológicos e recomendações específicas para o país.
Veja abaixo as recomendações apresentadas para a prevenção do câncer (adaptado de World Cancer Research Fund; American Institute for Cancer Research)
1) Ter um peso saudável;
2) Ser fisicamente ativo;
3) Consumir uma dieta rica em cereais integrais, legumes, verduras e leguminosas;
4) Limitar o consumo de fast-food e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares;
5) Limitar o consumo de carne vermelha e de carne processada;
6) Limitar o consumo de bebidas açucaradas;
7) Limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
8) Não usar suplementos para prevenção de câncer;
9) Para as mães, amamentar seu bebê, se puder;
10) Após um diagnóstico de câncer: seguir essas recomendações, se puder.
Embora cada recomendação individual ofereça benefícios para a proteção contra o câncer, a maior parte do benefício é obtida ao tratar todas as dez recomendações como um padrão integrado de comportamentos relacionados à dieta, à atividade física e a outros fatores associados ao modo de vida.
Seja exigente com os seus cuidados de saúde. Termos uma percepção apurada do bem-estar nos auxilia a valorizar aspectos que são realmente importantes como a nossa qualidade de vida.