Estabelecimentos receberão recursos para atividades físicas nos postos de saúde
As transferências dos recursos serão feitas via Incentivo de Atividade Física (IAF), que busca fortalecer e ampliar essas práticas na atenção primária.


O Ministério da Saúde divulgou em novembro uma lista com 17.174 estabelecimentos de saúde aptos para receber recursos financeiros destinados à promoção da atividade física na atenção primária do Sistema Único de Saúde. São os centros e postos de saúde.
As transferências dos recursos serão feitas via Incentivo de Atividade Física (IAF), que busca fortalecer e ampliar essas práticas na atenção primária, ao viabilizar a contratação de profissionais de educação física; a aquisição de materiais de consumo; e a qualificação de ambientes relacionados à atividade física.
O repasse financeiro será por meio do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, com variações entre R$ 500 e R$ 2.000 por mês, a depender da modalidade do estabelecimento de saúde e da produção das ações. As atividades realizadas devem ser registradas mensalmente.
Municípios da nossa região também foram contemplados
Ressalta-se que a gestão municipal tem autonomia para organizar as ações de promoção da atividade física de acordo com as demandas dos locais. Na região foram contemplados:
– São Bento do Sul (SC): 20
– Mafra (SC): 10
– Rio Negro (PR): 7
– Itaiópolis (SC): 7
– Rio Negrinho (SC): 6
– Campo do Tenente (PR): 1
* Por meio da Portaria GM/MS Nº 1.733, de 3 de novembro de 2023.
Os municípios de Três Barras, Canoinhas e Papanduva não foram contemplados nessa Portaria. No ano passado, os municípios já tinham sido contemplados por meio da Portaria GM/MS nº 2.103, de 30 de junho de 2022. Sendo: Mafra (3), Rio Negro (3), Papanduva (2), São Bento do Sul (1), Itaiópolis (1), Rio Negrinho (1), Campo do Tenente (1), Canoinhas (0), Três Barras (0).
O incentivo é um importante impulsionar da implementação de estratégias de promoção da saúde com ênfase em atividade física nos municípios.
Quer saber mais?
Entre em contato no [email protected]