Daniel Petreça

Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividades físicas.

Você é um guerreiro de final de semana?

Guerreiro de final de semana é aquela pessoa que acaba não fazendo atividade física fracionada nos dias de semana e concentra tudo no final de semana.

Foto: Divulgação

 

Guerreiro de final de semana é aquela pessoa que acaba não fazendo atividade física fracionada nos dias de semana e concentra tudo no final de semana. Mas será que essas pessoas têm riscos? Benefícios?

 

A recomendação de atividade física para adultos é de 150 a 300 minutos por semana. Você pode fracionar essa recomendação durante a semana. O tempo pode variar de acordo com a intensidade do exercício, ou seja, sensação de cansaço e esforço maior, menor tempo.

 

Mas, será que se eu for um “guerreiro de final de semana”, terei benefícios?

 

Estudos têm demostrado que sim. Pesquisa realizada na Inglaterra com 63.591 adultos demonstrou que sessões de atividade física menos frequentes, que podem se encaixar mais facilmente em uma rotina de vida mais intensa, oferecem benefícios consideráveis ​​à saúde, mesmo em obesos e naqueles com maiores fatores de risco.

 

Porém, cuidado com a intensidade. Sugere-se que adultos inativos, aumentem gradativamente a duração e a frequência e, em seguida, aumentem a intensidade. Peça auxílio a um profissional de educação física e ao seu médico.

 

Estou aqui para te ajudar! Atividade física salva vidas.

 

Isenção de responsabilidade

As dicas e sugestões mencionadas no artigo são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como prescrição profissional. Sempre consulte seu médico, profissional de educação física, psicólogo, fisioterapeuta ou nutricionista antes de iniciar programas de mudança de comportamento para o estilo de vida saudável.