Você já ouvir falar em “snacks de exercício”?
Será que o pouco que eu faço de atividade física já pode ter resultados para minha saúde?


Há vários motivos para você não ser fisicamente ativo. A atividade física muitas vezes não é uma escolha pessoal, pois depende de inúmeros fatores como financeiros, sociais e psicológicos.
Porém, a falta de tempo pode ser um dos motivos mais mencionadas entre os não praticantes. Mas será que o pouco que eu faço de atividade física já pode ter resultados para minha saúde?
Conheça os “snacks de exercício”
“Snacks (lanches) de exercício” é um dos termos utilizados para descrever a abordagem de atividade física em períodos curtos de alta ou mais intensa espalhados ao longo do dia (entre 15 segundo a 10 minutos). Essas atividades podem incluir exercícios planejados e estruturados como corridas ou exercícios com o peso do corpo.
Também podem ser atividade física corriqueiras como por exemplo caminhar rápido durante o deslocamento. Dada a sua brevidade e a falta de necessidade de acesso a equipamentos ou instalações, os snacks de exercício podem resolver barreiras para a prática de atividade física.
Mas funciona para benefícios à saúde?
Estudam ainda precisam ser mais consolidados quanto a isso. Já se sabe que os “snacks de exercício” são viáveis e parecem seguros para adultos fisicamente inativos e idosos. Eles também, estão associados a redução da morbidade e mortalidade, enquanto os efeitos sobre outros resultados de saúde não são tão claros ainda.
Recomendação de atividade física
Segundo o Guia de Atividade Física para a população brasileira é importante ter em mente que fazer qualquer atividade física, no tempo e lugar em que for possível, é melhor que não fazer nada. Praticar atividade física, é importante para a sua vida. Mesmo ao praticar um pouco de atividade física, você pode obter benefícios para a sua saúde.
Quer saber mais sobre estilo de vida saudável, atividade física e qualidade de vida entre em contato no e-mail [email protected] ou pelas redes sociais @danielpetreca.