Dicas de Português

O professor Elvys Milde da Silva dá dicas, tira dúvidas e traz informações sobre a Língua Portuguesa.

Conheça a origem das palavras “adeus”, “alarme”, “algoz” e “bigode”

Saber o significado e origem das palavras/expressões auxilia no entendimento do idioma.

Olá pessoal. Na coluna de hoje, vamos revisar alguns termos e vocabulários importantes da Língua Portuguesa. Saber o significado e origem das palavras/expressões auxilia no entendimento do idioma.

 

Adeus

Adeus em português, adiós em espanhol, adieu em francês, addio em italiano, todas essas palavras têm a mesma origem: é o que restou de uma frase como “entrego-te a Deus”, “recomendo-te a Deus” ou algo parecido.

 

E inglês, goodbye é a forma reduzida de God be with ye (Deus esteja contigo). God virou good por analogia com as expressões good day e good night.

 

Alarme

Do italiano all’arme (às armas), que era o grito da sentinela, prevenindo a aproximação do inimigo. Hoje é o grito matutino do relógio, prevenindo a aproximação do patrão.

 

De alarme formaram-se alarmismo e alarmista.

 

Algoz

Do árabe al-gozz, o invasor. Gozz em turco era o nome de uma tribo que fornecia especialistas em execuções aos Almóadas, marroquinos que dominaram a Espanha no século XII.

 

É impressionante como uma tribo pôde se notabilizar exportando essa mão de obra. Provavelmente tinham até cursos profissionalizantes: “Adaga amiga”, “Ele parou mesmo de respirar?”, “O executado não veio. E agora?”, “Manual do esquartejador, membro a membro” e “Com a corda toda”.

 

Bigode

Há várias teorias a respeito da origem da palavra. A mais provável sustenta que bigode era como os espanhóis chamavam os germanos que começaram a frequentar a península ibérica na Idade Média.

 

Bigode teria vindo da exclamação em alemão bî Got, por Deus, frequentemente proferida pelos germanos e não compreendida pelos espanhóis, que assim batizaram os estrangeiros – mais um exemplo para a sustentação da teoria de que você é o que você fala.

 

Como os germanos ostentavam uma impressionante capilaridade supralabial, bigote deixou de ser a pessoa e passou a designar sua principal característica física, o bigode.

Colunas e textos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Riomafra Mix.

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.