Cinco verdades sobre a oração de Daniel
Veja cinco verdades espirituais que podemos aplicar em nosso dia a dia.

“Eis que certa mão me tocou, sacudiu-me e me pôs sobre os meus joelhos e as palmas das minhas mãos. Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes.” Daniel 10. 10 14
O texto acima narra uma batalha espiritual, e neste artigo, de forma resumida quero apresentar cinco verdades espirituais que podemos aplicar em nosso dia a dia.
1. Antes da resposta de Deus, Daniel precisou se levantar sobre seus pés.
Já dizia minha mãe: “quem se curva diante de Deus, não se curva diante das adversidades nem diante os homens” e isso é um fato, que só entende quem tem uma vida de oração. Claro que passamos por dificuldades, a própria oração de Daniel é uma prova de que ele precisava de ajuda divina, entretanto, o texto deixa claro, que o anjo de Deus não aceita falar com Daniel estando ele de joelho. Levanta-te esta é a ordem.
2. Deus ouviu e respondeu a oração de Daniel desde a primeira oração.
Em Salmos 4:3 lemos: “Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele” e, em Mateus 7:7-8 encontramos escrito: “Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á” e isso só prova que Deus ouve e responde nossas orações. É apenas uma questão de tempo.
3. Deus respondeu a oração de Daniel porque foi humilde.
A humildade de Daniel foi um fator decisivo também. O anjo explica que desde o dia que Daniel se humilhou perante Deus, foram ouvidas suas palavras. Sobre isso Tiago (4:6) escreveu “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” e em Provérbios 11:2 lemos: “Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria”.
4. Deus respondeu a oração de Daniel porque foi determinado.
Daniel sabia o que estava pedindo, não ficou mudando de ideia ou de propósito o tempo todo. Ele sabia o que queria e por isso alcançou sua resposta através da oração.
5. A perseverança de Daniel fez sua oração ser respondida em 21 dias
Outra verdade que encontramos na oração de Daniel foi sua determinação. Foram 21 dias de intensas orações, clamor em busca de uma resposta. Veja o que a bíblia ensina sobre perseverança:
“A paciência convence até as autoridades; a perseverança pode vencer qualquer dificuldade.” Provérbios 25:15
“Ensine os mais velhos a serem moderados, sérios, prudentes e firmes na fé, no amor e na perseverança.” Tito 2:2
“Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!” Tiago 1:4