O que aprendemos com os Reis Magos?
Lendo o texto bíblico, vemos que esses homens buscavam o conhecimento, tanto espiritual quanto do mundo a sua volta, não eram alienados ao seu tempo.

“E, tendo nascido Jesus em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo.” Mateus 2:1,2
A primeira e única vez que os Reis Magos aparecem na Bíblia é no Evangelho segundo Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, no segundo capítulo da história descrita por este apóstolo. Na versão bíblica não é dito seus nomes, quem quantos eram. É a tradição da igreja que diz que eram em três e que Gaspar, Baltazar e Melchior é os seus nomes.
A Bíblia não chama os magos de reis em nenhum momento e isso é identificado em diferentes versões. Os termos usados são “magos”, “sábios”, “homens que estudavam estrelas” e termos semelhantes. Isso nos permite sugerir que o termo “magos” poderia ser uma referência a homens estudiosos e, além disso, pode ser sugerido que os magos eram astrônomos. De qualquer forma, a identidade dos reis magos continua, contudo, a ser uma incógnita.
Mateus conta que os magos tiveram um sinal divino sob a forma de uma estrela que lhes indicou o caminho até Jesus. E é com base nesta história que desejo compartilhar algumas lições com vocês.
Lendo o texto bíblico, vemos que esses homens buscavam o conhecimento, tanto espiritual quanto do mundo a sua volta, não eram alienados ao seu tempo. E por terem o conhecimento não duvidaram em deixar tudo para vir adorar o Menino Deus. Grande prontidão em seguir a vontade de Deus.
Prontidão e confiança também. Confiança porque não conheciam o caminho por onde estavam indo. Apenas seguiam aquela estrela, confiados de que Deus só poderia lhes conduzir ao bem, ainda que com certas provações durante o percurso. Uma grande confiança tinha então os magos na providência divina, simbolizada naquela estrela. Prontidão, confiança e paciência para suportar a longa jornada e as moléstias do caminho. Tiveram paciência para suportar tudo isso porque sabiam o valor do que iriam encontrar no final.
E por fim, retornaram para suas terras por outro caminho. Na Bíblia sabemos que a mudança de caminho foi para evitar Herodes, que queria matar o menino. Para nós, outro caminho significa que depois de encontrar e adorar Jesus não podemos ser os mesmos, devemos melhorar como cristãos, morrendo para o mundo e renascendo em Deus.
Pense nisso!