Como criar mais tempo e parar de procrastinar?

Olá leitores, Riomafra Mix.   Nós falamos tanto em sinais cognitivos e como nosso cérebro reage quando procrastinamos as coisas.

Olá leitores, Riomafra Mix.

 

Nós falamos tanto em sinais cognitivos e como nosso cérebro reage quando procrastinamos as coisas. Mas que tal, além de entendermos como isso funciona, aprendermos algumas dicas para seguir na mudança?

 

Se você se apavora muitas vezes com os sintomas que a mudança causa em você, não se assuste, leia a matéria anterior da coluna FisioAtiva e entenda como isso ocorre.  Agora vamos lá. Hoje darei algumas dicas para vocês evoluírem nesse processo. Preparado?

 

Como criar mais tempo e parar de procrastinar?

 

  • Faça uma lista das tarefas do dia

Numere os itens na ordem em que pretende cumpri-los. Indique os que merecem mais tempo e marque cada item concluído. Se não deu tempo, passe as tarefas não realizadas para a lista do dia seguinte.

 

  • Sincronize seus calendários e agendas

Não corra o risco de perder um compromisso porque está anotado em apenas uma de suas agendas. Se você tem um calendário em seu computador e outro num aparelho portátil, tente sincronizá-los.

 

  • Escreva um “plano de ação”

O plano deve conter todos os passos envolvidos num projeto e coloque-os na sequência

 

  • Tente programar as tarefas mais importantes primeiro

Será mais fácil conseguir tempo para as menos importantes.

 

  • Seja realista ao definir seus objetivos

Está mais ao seu alcance melhorar sua habilidade numa tarefa específica do que se tornar o presidente de sua empresa.

 

  • Reconheça que você não terá tempo para fazer tudo

Dê preferência às atividades que produzem os resultados mais importantes. Mas o que dizer das tarefas que são urgentes ou que simplesmente precisam ser feitas? Se elas não puderem ser canceladas nem delegadas, tente fazê-las em menos tempo. Algumas tarefas sem importância podem esperar meses se necessário ou talvez nem precisem ser feitas. Reserve o máximo de tempo possível para atividades relacionadas com as coisas que você acha que valem a pena, levando em conta seus objetivos.

 

  • Anote o tempo gasto

Anote o tempo em suas atividades por uma ou duas semanas para descobrir aonde o seu tempo está indo. Você perde muito tempo em atividades sem importância? Será que a maioria das interrupções vem sempre das mesmas pessoas? Existe um período do dia ou da semana em que é mais provável você ser interrompido? Elimine atividades que se infiltraram na sua rotina e que desperdiçam tempo.

 

  • Programe menos atividades

Se você planeja colocar a leitura em dia, ir ao mercado, consertar o carro, receber amigos e ver um filme – tudo no mesmo dia -, vai ser uma correria, e você não aproveitará nada.

 

  • Reduza as interrupções

Reserve um período do dia no qual você não permitirá interrupções, a menos que seja absolutamente necessário. Se possível, deixe o telefone desligado nesse período. Além disso, desative os pop-ups, ou lembretes eletrônicos, se eles costumam atrapalhar seu trabalho.

 

  • Disposição

Programe a tarefa mais desafiadora para o período do dia em que você está mais disposto e alerta.

 

Anotou? Leia atentamente cada uma delas e organize-se. Semana que vem temos mais.