Qual a diferença entre atenção alternada e contínua?

Você já se perguntou porque muitas vezes você está fazendo algo importante e de repente se pega pensando em outra coisa? Nosso cérebro é incrivelmente capaz de fazer isso, mas se queremos ter mais foco em algo é interessante saber os tipos de atenção que estamos tendo.

Você já se perguntou porque muitas vezes você está fazendo algo importante e de repente se pega pensando em outra coisa? Nosso cérebro é incrivelmente capaz de fazer isso, mas se queremos ter mais foco em algo é interessante saber os tipos de atenção que estamos tendo. Vamos lá?

Atenção alternada
Pessoas com atenção alternada têm a habilidade de alternar o foco da atenção. Perceba que falo de alternar e não de perder o foco. A atenção alternada facilita a execução de tarefas que exigem mais de um nível de entendimento. Este é o tipo de atenção utilizada principalmente quando estamos no trânsito, por exemplo, momento este em que devemos estar atentos à direção do veículo que estamos conduzindo e todos os outros estímulos ao redor, como o semáforo, os outros carros e motos, os pedestres e assim por diante.

Ainda considerando a atenção alternada podemos dar o exemplo de uma aula. Se você recebe uma mensagem no celular e desvia a atenção para ela, então sua atenção está alternada. Esse é o tipo de atenção usada no trânsito quando você está dirigindo e o farol fecha, é preciso se concentrar no farol e na direção.

Ela pode ser interessante para pessoas que precisam realizar mais de uma atividade durante o dia, ou seja, se o profissional precisa entregar um relatório e ao mesmo tempo falar com um cliente ao telefone, através deste tipo de atenção, ele consegue atender às duas demandas de maneira satisfatória.

Atenção contínua
Este é o tipo de atenção ideal para quem precisa manter o foco durante um longo tempo, pois esta é a habilidade de se manter focado durante um período longo em uma atividade ininterrupta e constante. Também é caracterizada pela concentração do cérebro em apenas uma atividade, excluindo todos os estímulos ao redor. Essa atenção é usada quando focamos a atenção em um único objeto de trabalho.

Pessoas com atenção contínua conseguem, por exemplo, permanecer atentas em palestras, cursos, treinamentos, durante as aulas na escola e em seus momentos de estudo, deixando de lado quaisquer tipos de distrações que tentem lhes atrapalhar.

Um exemplo prático de atenção concentrada pode ser observado quando você assiste a uma aula e se foca totalmente no professor para entender a matéria.

Atenção e as emoções
Segundo alguns psicólogos, muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar e manter a atenção por conta de questões emocionais, isso acaba fazendo que para ter mais segurança as pessoas usem algumas dessas desculpas para a procrastinação. Então observe como está sua atenção e trabalhe ela conforme suas habilidades para focar nas suas metas.