Saiba como seu cérebro pode otimizar a rotina

Quando falamos na matéria anterior sobre a rotina, deixamos bem claro que é ela que proporciona a nosso cérebro mais

Quando falamos na matéria anterior sobre a rotina, deixamos bem claro que é ela que proporciona a nosso cérebro mais organização. Diante disso vamos facilitar nossas vidas através de um delineamento preciso para lhe dar um segmento mais seguro no meio da correria diária.

Bem, para começarmos não há como falar em organizar rotina se você não tem em mente o que é prioridade. Sempre lembro dessa definição e gosto de usá-la para repassar o que funcionou efetivamente comigo, pois vivência é experiência.

“Prioridade é aquilo que é mais importante, a única coisa que se você alcançar na sua vida terá feito sua vida valer a pena, que se você realizar no seu dia, fará dele grandioso”.

Então, estabeleça suas prioridades e faça disso uma lei, colocando essa prioridade na sua rotina. No começo pode parecer que tudo é prioridade. É normal ficar sem saber por onde começar. Mas, a boa notícia é que este exercício de fazer um cronograma impacta positivamente nessa questão.

Assim, estabeleça um cronograma de tarefas, no qual você possa ir marcando assim que realizar cada uma delas, observado caso não fez algo, o porquê não realizou e como pode ajustar, sem deixar de cumprir.

Por isso, na matéria anterior falamos da importância de concentrar-se e tirar um tempo só para você para estabelecer sua rotina de forma que não esqueça nada e que seja uma forma prazerosa. Seu cérebro deve entender como crescimento sua mudança e jamais como tortura fazer o que estabeleceu para seus dias.

Para uma mudança efetiva, faça um cronograma para os próximos 21 dias sem mudança, pois para ocorrer a neuroplasticidade em seu cérebro, precisa dessa constância. Então siga as seguintes instruções:

  • Estabeleça cronograma da rotina para 21 dias consecutivos
  • Estabeleça prioridades
  • Otimize o que realmente quer mudar
  • Tire todas as distrações possíveis
  • Identifique seus períodos de maior produtividade e, então, coloque as tarefas mais complicadas nestes horários;
  • Nos horários em que você costuma render menos, destine os afazeres que costumam ser feitos no “piloto automático”.
  • Caso tenha filhos, marido, esposa, ou alguém por quem seja responsável, coloque-os nos seus afazeres, para que isso não seja um fator de estresse.
  • Lembre-se de priorizar objetivos, para não se tornar apenas um “fazedor de coisas”, mas sim uma pessoa a atingir sonhos através de rotina e prioridades bem estabelecidas.