A razão de toda empresa: o cliente!

Quando conhecemos o perfil do cliente, fica mais fácil oferecer produtos ajustados à sua necessidade.

Toda empresa de sucesso tem a mesma característica: muitos clientes! Quando atendemos uma necessidade estamos trabalhando com o principal conceito de marketing que envolve a identificação e satisfação das necessidades dos clientes.

 

Necessitamos conhecê-los muito bem, saber quais são suas necessidades, seus desejos e suas capacidade para adquirir produtos e serviços. Além disso, é essencial saber onde eles estão para poder comunicá-los e entregar tudo isso a eles.

 

Isso é o que chamamos de segmentação de mercado. Neste processo, olhamos para o mercado consumidor e agrupamos os clientes por características, facilitando assim a oferta de produtos e serviços.

 

Essas características podem ser inúmeras, como geográfica, levando em conta onde o cliente mora, ou ainda demográficas, separando os clientes de acordo com sexo, idade, renda, entre outros.

 

Quando conhecemos o perfil do cliente, fica mais fácil oferecer produtos ajustados à sua necessidade. O mercado consumidor é infinitamente gigante e fica impossível atender a todos de uma maneira eficiente. Uma empresa que conhece muito bem sua clientela se posiciona de maneira mais efetiva no mercado, conseguindo atrair e principalmente reter muito mais clientes.

 

A segmentação de mercado se torna cada vez mais importante, tendo em vista a grande concorrência existente em todos os setores nos dias de hoje, pois o cliente tem opção de escolher onde comprar. Esse conhecimento faz com que a empresa enxergue as diferenças entre os clientes e possa satisfazer essas necessidades de maneira eficaz.

 

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