Estratégia empresarial: Como analisar sua empresa?

Para ter um parâmetro se sua empresa é forte ou fraca você terá sempre que observar empresas do mesmo segmento e tamanho, para ter um comparativo.

 

Já apresentamos aqui o conceito de pontos fortes e fracos e comentamos também sobre análise externa, onde identificamos oportunidades e ameaças. Vamos agora aprofundar um pouco sobre que pontos o empresário deve ficar atento e procurar melhorias internamente.

 

Para ter um parâmetro se sua empresa é forte ou fraca você terá sempre que observar empresas do mesmo segmento e tamanho, para ter um comparativo. Sempre será uma questão estratégica. O ideal é fortalecer todos os pontos, mas para isso, é necessária uma análise profunda da empresa.

 

São várias as áreas que precisam ser analisadas. Na área de marketing, podemos identificar a reputação da empresa através de uma pesquisa de satisfação e participação de mercado (market share ou fatia de mercado), observando sua estrutura e a dos concorrentes, variedade dos produtos/serviços, apresentação do ponto de venda, eficácia em promoções, entre outros.

 

Temos ainda a parte de finanças, onde podemos observar a capacidade da empresa em relação a disponibilidade de caixa, controles financeiros e também a realização de um planejamento financeiro.

 

Por fim na área de recursos humanos, itens como rotatividade (entrada e saída de colaboradores na empresa), absenteísmo (faltas e atrasos dos colaboradores), dedicação dos colaboradores e habilidade da força de trabalho são alguns itens que merecem atenção.

 

Você poderá escolher um item de cada área e se dedicar na busca da excelência neste item. Isso pode ser o seu diferencial competitivo frente à concorrência. Está montado um objetivo estratégico para o seu negócio. Sucesso a todos!