Você conhece seus pontos fortes e fracos?

Os pontos fortes devem ser sempre enaltecidos e comunicados a todos e os pontos fracos precisam ser corrigidos e melhorados.

 

Este é o assunto que sempre começo ao falar sobre Gestão, a Estratégia, pois entendo que ela é o princípio de tudo! Quando você pensou em abrir uma empresa e iniciar algo próprio, ali iniciou uma estratégia. A palavra estratégia vem do grego strategos que significa a arte dos generais. O livro a Arte da Guerra de Sun Tzu escrito no século IV a.C. na China nos mostra inúmeros conceitos que auxiliam em nossas empresas como “se você se conhece e ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates”.

 

Se conhecer todos acham que se conhecem, porém muitas empresas não conseguem fazer um raio-x de si mesma. Chamamos isso de análise interna, onde devemos avaliar nossos pontos fortes e fracos. Os pontos fortes devem ser sempre enaltecidos e comunicados a todos e os pontos fracos precisam ser corrigidos e melhorados. Muitos pontos fracos não conseguimos admitir que temos, ou ainda é muito comum arrumar desculpas para justificar os pontos fracos e não procurar soluções para melhora-los. Essa análise deverá ser constante pois o mercado é muito competitivo e os clientes vão selecionar as melhores empresas, que oferecerem os melhores benefícios.

 

Conhecer o inimigo também deverá ser uma busca constante. Chamamos isso de análise externa e vários fatores deverão ser analisados. Diferentemente dos pontos fortes e fracos que dependem apenas da empresa, os fatores externos não dependem da empresa, são incontroláveis, porém precisam ser analisados. Quando falamos em inimigos surge na cabeça apenas os concorrentes, que devem sempre ser analisados, porém não são só eles. Temos outros fatores como questões legais, política, economia, tecnologia, questões ambientais entre outros. A esses fatores chamamos de ameaças e oportunidades. Se sua empresa não estiver atenta a um fator externo destes e seu concorrente enxerga-lo, certamente será uma ameaça para você e uma oportunidade para ele.

 

Então a visão do empreendedor de sucesso estará sempre com um olho internamente, fortalecendo seus pontos fortes e reduzindo os fracos e outro olho no ambiente externo, para aproveitar sempre as oportunidades e estar preparado para as ameaças que surgem. Estejamos vigilantes!