Oldboy
Oldboy é para poucos, a ótima fotografia e o sadismo no filme caminham na mesma direção.


A história foca em Oh Dae Su (Choi Min Sik), um homem aparentemente comum. Casado e pai de uma garota ainda pequena, Dae Su desaparece misteriosamente da vida em sociedade em um dia qualquer.
Mesmo sem saber o motivo, o homem acorda repentinamente em uma estranha prisão, onde se encontra com uma nova vida do dia para a noite, sem nenhuma escolha ou oportunidade de saber o que está acontecendo. Deste modo, Dae Su começa a viver trancado no misterioso quarto, onde há apenas uma TV ligada no noticiário do dia.
Oldboy é para poucos, a ótima fotografia e o sadismo no filme caminham na mesma direção, contém cenas insanas e sempre com algum significado oculto, percebe-se que nada foi em vão, cada cena foi aproveitada em seus mínimos detalhes e o que ganhamos nisso foi a obra de arte de Chan-wook.
O ato final do filme foi a cereja do bolo – ou talvez o bolo todo – e é por isso também que é recomendado para poucos, as cenas brutais de corpo a corpo chegam a não ser tão intensas quando comparados as cenas de tensão psicologias. Esse é um filme que o cinema americano não teria a capacidade de produzir com tamanha cautela e engenho. A vingança é em moda coreana.