Jéssica Machado

A psicóloga aborda saúde mental, autoestima, autoconhecimento, sexualidade e amor próprio.

Aniversário: hoje é o seu dia, que dia mais feliz!

Aniversário é uma época que me conduz a refletir sobre como estou levando a vida. É também um paradoxo entre um ano a menos ou a mais de vida.

 

Parabéns, hoje é o seu dia, que dia mais feliz…. Mas será que é tão feliz assim?

 

Hoje é meu aniversário, e todo ano eu aguardo ansiosa por este dia, afinal é “o meu dia”, dia de celebrar. Porém, nem todo mundo gosta de comemorar esta data. “Parabéns, feliz aniversário!”, “felicidades”, tem gente que não gosta nem de ouvir ou falar isso!

 

Sempre quando vem chegando a data da comemoração do meu aniversário, percebo como as pessoas reagem com estranheza ao saber que a alegria e o entusiasmo invadem meu espirito nessa época! Aniversário é uma época que me conduz a refletir sobre como estou levando a vida. É também um paradoxo entre um ano a menos ou a mais de vida.

 

De um lado, estão as pessoas que adoram fazer aniversário e aproveitam cada minuto do seu dia para celebrar, do outro, estão os que tiram o dia para reclusão e a única coisa que pedem é que o dia acabe rápido, sem ter de ouvir muitas felicitações.

 

O aniversário é a repetição anual do dia e mês em que algo aconteceu ou que alguém nasceu. Sendo assim a cada aniversário você fica um ano mais velho, óbvio, mas vamos refletir um pouco além.

 

O momento é importante, é o dia que você veio ao mundo, mas nem todos gostam de fazer aniversário, talvez não compreendam o motivo desta data ou porque não gostam da ideia de envelhecer. Para aqueles que não gostam de comemorar seu aniversário o tormento começa logo na véspera. Um turbilhão de emoções invade a sua mente e você não consegue ficar feliz por saber que logo ficará mais velho. Começa a pensar nas promessas que fez a si mesmo e que em poucas horas irão vencer sem serem concluídas. Sente-se angustiado, um pouco frustrado e assustado. Sendo assim a data do aniversário pode representar o medo de não ser bem aceito, de não ser lembrado e com o medo oriundo da percepção de ter um ano a menos de vida.

 

Existe uma grande rejeição em aceitar que a data de nascimento é motivo para ser comemorada. É aceitável ser parabenizado por conquistas, mas algumas pessoas enxergam esse período como uma perda, mais um ano de vida que se vai.

 

Qual o sentido em se comemorar a quantidade de anos em que estamos vivos?

 

Um aniversário não é apenas uma data que comemora o fim de um ciclo e o início de outro. É também um tempo para olhar ao seu redor e ser grato por tudo o que você tem e celebrar a sua vida. É o momento de refletir sobre quem somos, tudo que conquistamos e o que ainda desejamos alcançar.

 

Independente de gostar ou não de comemorar, o importante é você estabelecer como gostaria de passar por esta data. Ignore o que os outros vão pensar ou falar, faça somente aquilo que gosta, afinal, é o seu dia. Dia de ser feliz e de sentir feliz.

 

E você gosta do seu aniversário? Diga a verdade, hein!?

 

P.S.: A todos os que estiverem lendo essa coluna e que, assim como eu, fazem aniversário hoje…

 

Feliz aniversário!