Como funcionam os serviços de urgência e emergência?
Clínico geral esclarece a diferença e o tempo entre os dois tipos de atendimento.

Urgência e emergência são conceitos diferentes que definem o tipo de tratamento e atendimento que um paciente irá receber. No programa “Dicas de Saúde” desta semana, a enfermeira Lucimara Kauva recebeu o clínico-geral Farley Juliano que explicou a diferença entre os termos.
Segundo o médico, emergências são condições que implicam risco iminente de morte ou sequelas, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica dentro de até duas horas.
O serviço de urgência normalmente atende pacientes com fraturas, cortes profundos sem hemorragia, crise de asma, dor intensa em qualquer parte do corpo, entre outros. Já os serviços de emergência são indicados em caso de infarto, AVC, falta de ar e hemorragia intensa, politraumatismo, entre outros.
De acordo com Farley, a maioria dos hospitais e serviços de urgência e emergência adotam protocolos de triagem que permitem definir rapidamente qual é a situação de cada paciente, resultando em atendimentos mais rápidos e eficazes.