Na semana da enfermagem, Lucimara Kauva fala sobre sua paixão pela profissão
Com mais de 30 anos de experiência na área, Lucimara conta que a enfermagem foi uma das melhores escolhas de sua vida.

Em seu próprio programa, a enfermeira Lucimara Kauva deixou o posto de apresentadora para ser a entrevistada desta semana. Na semana em que se comemora o dia da enfermagem, Lucimara falou sobre sua história de vida e sobre os desafios da profissão.
Segundo Lucimara, os profissionais de enfermagem atuam na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos pacientes. Eles também são responsáveis por prestar assistência e garantir o bem-estar dos indivíduos.
A presença da enfermagem é fundamental em hospitais e clínicas, e a formação acadêmica para se tornar um enfermeiro dura cerca de 5 anos. Já o curso para técnicos e auxiliares de enfermagem costuma durar em média dois anos e meio. “Esses profissionais desempenham um papel crucial na equipe multidisciplinar de saúde, trabalhando em conjunto com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros especialistas para oferecer um cuidado abrangente e integrado”, pontuou.
Com mais de 30 anos de experiência na área, Lucimara conta que a enfermagem foi uma das melhores escolhas que já fez em sua vida. “Ao longo desses anos, pude compreender a vida de forma holística e ajudar outras pessoas de maneira significativa”, disse.
No entanto o período da pandemia foi um dos momentos mais desafiadores de toda a sua carreira. “Fizemos o possível e o impossível para salvar vidas. Porque, além das paredes do hospital, existe uma família que está esperando pela pessoa que ama. Foi um momento de aprendizado e de uma enorme responsabilidade com a vida do próximo”, concluiu.