Urologista explica causas e sintomas das cólicas renais
Causada pela obstrução do fluxo urinário, a cólica renal se manifesta através de dores intensas.

No programa “Dicas de Saúde” desta semana, a enfermeira Lucimara Kauva recebeu o urologista Carlos Santin que esclareceu dúvidas sobre cólicas renais, dor causada pela obstrução do fluxo urinário.
Segundo o médico, a cólica renal acontece quando os cálculos (também chamados de pedras) bloqueiam partes do trato urinário como rins, ureteres, bexiga e uretra. A dor, que é muito intensa e súbita, muitas vezes é associada a náuseas e vômitos.
Segundo o médico, se a obstrução não for tratada a tempo, o rim pode acabar perdendo sua função renal.
“Se houver um cálculo obstruído e ele não for eliminado, a dor será contínua. A analgesia alivia, mas se o problema de base não for tratado, a dor tende a voltar. Ela se localiza principalmente na região lombar, percorrendo o abdômen e irradiando para os testículos, no caso dos homens, ou para os grandes lábios, no caso das mulheres”, explica.
O exame indicado para se ter um diagnóstico definitivo é a tomografia computadorizada sem contraste. Já os exames de radiografia e ultrassonografia simples podem não ser tão precisos para o diagnóstico.
Os tratamentos mais eficazes dependem do tamanho, da posição e da formação do cálculo. Existem cálculos que podem ser dissolvidos com remédio. Já outros, formados por oxalato de cálcio, são tratados de acordo com o tamanho. “Se forem pequenos, geralmente utilizamos medicamentos que façam o canal da uretra dilatar, expelindo o cálculo de maneira natural. Agora, se forem muito grandes, a retirada do cálculo pode ser feita de forma cirúrgica”, disse.
O médico afirma que o procedimento é tranquilo e endoscópico. “Hoje, já conseguimos pulverizar o cálculo com laser e desobstruir o rim sem a necessidade de cortes”, pontua.
A formação dos cálculos renais é multifatorial e pode estar relacionada com a genética. No entanto, alguns fatores podem ser controlados, como o consumo de sal e alimentos condimentados e industrializados. O excesso de carne vermelha e a falta de ingestão de líquidos também contribuem para a formação de cálculos. Segundo o médico, o indicado é tomar de dois a três litros de água diariamente.