Leptospirose: problema econômico e de saúde pública

A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial, causada por bactéria do gênero Leptospira. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que

A leptospirose é uma zoonose de ocorrência mundial, causada por bactéria do gênero Leptospira. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que acomete o ser humano e animais domésticos e silvestres, assumindo considerável importância como problema econômico e de saúde pública.

Tanto animais domésticos como silvestres podem tornar-se portadores e contribuir para a disseminação das leptospiras na natureza. O rato, representa o mais importante reservatório de leptospira, embora o cão tenha grande importância na epidemiologia da doença devido a sua estreita relação com o ser humano.

A infecção humana resulta da exposição à água contaminada com urina ou tecidos provenientes de animais infectados, sendo a sua ocorrência favorecida pelas condições ambientais.

Nos animais, a infecção pode ocorrer por ingestão de alimentos ou água contaminados por urina infectada, bem como pela infecção direta por urina dos doentes ou portadores.

A mesma constitui um problema de saúde pública, a ineficácia ou inexistência de rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e a coleta de lixo inadequada são condições favoráveis à alta endemicidade e a ocorrência de epidemias.