O que é leishmaniose?

As leishmanioses representam um conjunto de enfermidades diferentes entre si, que podem comprometer pele, mucosas e vísceras, dependendo da espécie

As leishmanioses representam um conjunto de enfermidades diferentes entre si, que podem comprometer pele, mucosas e vísceras, dependendo da espécie do parasita e da resposta imune do hospedeiro.

Nos hospedeiros mamíferos, os parasitas assumem a forma Amastigota, que se multiplicam obrigatoriamente dentro de células do sistema imunológico.

Quanto aos insetos vetores pertencentes aos gêneros, Lutzomya e Phlebotomus, popularmente conhecidos, como mosquito-palha, tatuquira, birigui, entre outros, a leishmaniose é transmitida pela picada de fêmeas infectadas dos vetores.

Leishmaniose tegumentar: Seu nome popular é Úlcera de Bauru e acomete seres humanos, cães, gatos, tamanduás, entre outros. Os sintomas nos seres humanos e animais são muito semelhantes e consistem em lesões de pele e mucosa, úlcera cutânea, úlcera na mucosa nasal, entre outros locais.

Leishmaniose visceral: Seu nome popular é Calazar e acomete seres humanos, cães e raposas. Os sintomas nos seres humanos e animais basicamente é uma infecção sistêmica.

Os diagnósticos tanto da tegumentar quanto da visceral são baseados nos aspectos clínicos-epidemiológicos e laboratoriais.