Tétano em animais: como diagnosticar, prevenir e tratar?

O tétano é uma intoxicação aguda e potencialmente fatal que afeta muitas espécies, inclusive os humanos. Clostridium tetani, é o

O tétano é uma intoxicação aguda e potencialmente fatal que afeta muitas espécies, inclusive os humanos. Clostridium tetani, é o agente etiológico.

As infecções ocorrem quando os esporos da bactéria são introduzidos nos tecidos traumatizados, a partir do solo ou fezes. Locais comuns, incluem feridas profundas, castração e ferida de corte e tecido umbilical em todos os animais jovens.

A neurotoxina liga-se irreversivelmente a receptores dos neurônios motores, causando paralisia. O período de incubação é de 5 a 10 dias.

Os sinais clínicos são dependentes dos sitio anatômico de replicação da bactéria. O tétano localizado, apresenta-se como rigidez e espasmos de músculos próximos ao local da lesão. Incluem, rigidez, espasmos localizados, parâmetro cardíaco alterado, disfagia e expressão facial alterada. A rigidez generalizada dos músculos pode resultar na posição dos membros em “cavalete”.

Animais que se recuperam do tétano não ficam necessariamente imunes. O tratamento é a administração da antitoxina. O controle é realizado através da vacinação disponível.