A era da medicina do estilo de vida

A prioridade no tratamento de doenças deve estar atrelada a medidas no estilo de vida. 

 

O mundo está passando por uma crise de saúde. E não estou falando da pandemia de covid-19. Essa crise é influenciada por um estilo de vida resultante em grande parte de escolhas inadequadas de comportamentos. A prioridade no tratamento de doenças deve estar atrelada a medidas no estilo de vida.

 

Doenças crônicas

Estudos indicam repetidamente que a maioria das doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2, são o resultado de estilos de vida baseados em má nutrição e inatividade física, entre outros comportamentos.  Mais de 80% das doenças crônicas poderiam ser evitadas por meio da adoção de recomendações de estilo de vida saudável.

 

Medicina do estilo de vida

Apesar de ser praticada há milhares de anos, alguns consideram a medicina do estilo de vida uma área nova. Ao contrário da medicina convencional, o foco da medicina do estilo de vida não é o tratamento de doenças crônicas, mas sim a sua prevenção. A medicina do estilo de vida aborda os princípios que são a base da saúde e do bem-estar.

 

Custos

As condições crônicas são responsáveis por 75% ou mais dos custos de saúde. É muito mais barato se prevenir essas doenças.

 

Futuro

A medicina do estilo de vida deve se tornar a abordagem primária para o gerenciamento de condições crônicas e, mais importante, sua prevenção.

 

Profissionais de saúde e população: a hora de fazer essa mudança é agora!