A música como fator protetor à saúde

Vários estudos têm demonstrado benefícios de inserir a música como rotina de vida.

 

Será que a música tem efeitos positivos na nossa saúde?

 

Primeiramente precisamos entender que música é um atributo fundamental da espécie humana. Todas as culturas fazem música.

 

Mesmo não percebendo estamos conectados à ela. Quando você entra em uma loja e sem perceber está cantarolando a música que toca no sistema de som ou quando você está batendo o pé no ritmo da canção.

 

Vários estudos têm demonstrado benefícios de inserir a música como rotina de vida.

 

Alguns deles mostraram que a música pode melhorar o seu humor e combater a depressão. Também pode melhorar o fluxo sanguíneo de maneira semelhante às estatinas, diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como cortisol, e aliviar a dor.

 

Em um estudo recente, os pesquisadores queriam saber quais eram os efeitos da música sobre a atividade física. A música foi associada a efeitos benéficos significativos na valência afetiva, desempenho físico, percepção de esforço e consumo de oxigênio. Além disso, tocar um instrumento musical também pode ser benéfico à saúde.

 

Um outro estudo publicado recentemente na Topics in Stroke Rehabilitation revelou benefícios de tocar um instrumento para pacientes com AVC, além de melhorar o humor. Os pesquisadores observaram que a terapia na qual envolvia tocar instrumentos musicais como teclado, bateria e percussão, além de usar app de instrumentos em tablets, obteve muitos benefícios. Também, foram observadas mudanças no cérebro dos pacientes para melhorar a reorganização neural e fornecer benefícios físicos, como melhora da função e movimento do braço.

 

O que está esperando, escolha sua playlist e saia caminhar. Porém, dê preferência a músicas que trazem mensagens positivas ou que te façam refletir. Músicas instrumentais podem ser uma boa opção também.

 

Assista no meu canal do YouTube, toda sexta-feira o Drops da Palestra Musical. Executo músicas que trazem mensagens positivas e relacionamos a aspectos de qualidade de vida e bem-estar.