Cada movimento conta para uma saúde melhor

Guia de atividade física e comportamento sedentário da Organização Mundial da Saúde foi publicado com novas diretrizes.

A atividade física poderia evitar até 5 milhões de mortes por ano. Diante disso, a OMS publicou a nova versão do guia de atividade física e comportamento sedentário. É enfatizado no documento que todos, de diferentes idades e habilidades, podem ser fisicamente ativos e que todo tipo de movimento conta.

 

As novas diretrizes recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo pessoas que vivem com doenças crônicas ou deficiências, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

 

Ainda, as diretrizes incentivam as mulheres a manter a atividade física regular durante a gravidez e após o parto. Eles também destacam os valiosos benefícios à saúde da atividade física para pessoas que vivem com deficiências.

 

Os adultos mais velhos (com 65 anos ou mais) são aconselhados a adicionar atividades que enfatizem o equilíbrio e a coordenação, bem como o fortalecimento muscular, para ajudar a prevenir quedas e melhorar a saúde.

 

Toda atividade física é benéfica e pode ser realizada em vários contextos como: no trabalho, esporte, lazer, deslocamento e nas tarefas domésticas.

 

A atividade física regular é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e impulsionar a saúde do cérebro.

 

Mantenha-se ativo, sua saúde agradece!