Qualidade de Vida

POR DANIEL PETREÇA - Um olhar preventivo e científico sobre bem-estar, qualidade de vida e atividade físicas.

Como está a percepção de saúde e o estilo de vida dos brasileiros?

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) mostrou que cerca de 66,1% dos brasileiros autoavaliaram sua saúde como boa ou muito boa.

 

Como está a percepção de saúde e o estilo de vida dos brasileiros. Foi o que revelou o 4º volume da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019. A pesquisa foi realizada pelo IBGE em convênio com o Ministério da Saúde. Cerca de 66,1% autoavaliaram sua saúde como boa ou muito boa. Vamos aos dados dos comportamentos:

 

Tabagismo em declínio

Em 2019, entre a população com 18 anos ou mais de idade, a prevalência de usuários de produtos derivados de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional foi de 12,8% (20,4 milhões de pessoas), contra 14,9% em 2013.

 

Bebida alcoólica em crescimento

Em 2019, 26,4% consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. Em 2013 eram 23,9%. O consumo teve crescimento expressivo entre as mulheres (crescimento de 4,1%).

 

Preocupante

7,2 milhões de pessoas dirigiram depois de beber, em 2019.

 

Alimentação 

 

Alimentos ultraprocessados: Consumo de cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados foi de 14,3%.

 

Frutas e hortaliças: consumo recomendado para apenas 13,0% da população.

 

Sal: Na avaliação de 12,7% das pessoas relataram consumir sal em excesso.

 

Atividade física

34,2% dos homens com 18 anos ou mais praticaram o nível recomendado de atividade física no lazer, enquanto para as mulheres este percentual foi de 26,4%. 40,3% foram classificados como insuficientemente ativos – ou seja, pessoas que não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana, considerando os três domínios: lazer; trabalho e deslocamento para o trabalho.

 

Os hábitos saudáveis são fundamentais para uma população mais saudável à medida que cerca de 80% das doenças crônicas são evitadas por um estilo de vida saudável.

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.