Obesidade pode agravar a doença de alzheimer

Estudo pioneiro com neuroimagem revelou que obesidade pode contribuir para a vulnerabilidade do tecido neural e agravar os sintomas e efeitos do Alzheimer.

Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas vivam com a doença de Alzheimer e ainda não há uma cura para esta doença que afeta tanto a qualidade de vida das pessoas.

 

Os dados foram publicados no The Journal of Alzheimer’s Disease Reports que também destacaram o impacto que o excesso de peso na meia-idade pode ter sobre a saúde do cérebro na velhice.

 

Estudo

Os pesquisadores examinaram imagens de ressonância magnética do cérebro de 47 pacientes com diagnóstico clínico de demência leve da doença de Alzheimer, 68 pacientes com comprometimento cognitivo leve e 57 indivíduos cognitivamente saudáveis. O estudo utilizou três técnicas computacionais complementares para examinar a anatomia do cérebro, o fluxo sanguíneo e também as fibras cerebrais.

 

Assim, eles puderam comparar várias imagens cerebrais e medir as diferenças nas concentrações locais de tecidos cerebrais para avaliar o volume da substância cinzenta – que degenera durante o início do Alzheimer – integridade da substância branca, fluxo sanguíneo cerebral e obesidade.

 

Resultados

Em pacientes com demência leve, foi encontrada uma associação positiva entre obesidade e volume de substância cinzenta ao redor da junção temporo-parietal direita. Isso sugere que a obesidade pode contribuir para a vulnerabilidade neural em indivíduos cognitivamente saudáveis ​​e aqueles com comprometimento cognitivo leve.

 

O estudo também descobriu que manter um peso saudável na demência leve de Alzheimer pode ajudar a preservar a estrutura do cérebro na presença de idade e perda de peso relacionada à doença.

 

Mensagem

Vivemos uma “pandemia” de obesidade. A prevalência da obesidade vem crescendo no Brasil em crianças e jovens o que pode acarretar o envelhecimento dessa população marcado por várias doenças incluindo as neurodegenerativas.  A hora é agora!!! Comece a cuidar dos teus hábitos alimentares e faça atividade física!!

 

Quer saber mais sobre qualidade de vida, bem-estar e estilo de vida saudável? Me siga nas redes sociais @danielpetreca

 

Referência: Zhuang, Qi-Shuai et al. ‘Associations Between Obesity and Alzheimer’s Disease: Multiple Bioinformatic Analyses’. 1 Jan. 2021 : 1 – 11.