Robson Komochena

Cotidiano, política e a história de Rio Negro, Mafra, Itaiópolis e região sob o olhar polêmico e irreverente do jornalista.

Quem venceu o debate?

Alceu Ricardo Swarowski (Cidadania), Bruno Alves (Republicanos), Gari Vinicio Kiatkoski (Podemos) e James Valério (PSD) tiveram um comportamento à altura do esperado para o novo chefe do executivo rionegrense.

O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Rio Negro, realizado na noite de quinta-feira (29), não teve, talvez, a “alta temperatura” que os eleitores esperavam. Pelo menos para aqueles que curtem um duelo.

 

Frente a frente, os candidatos Alceu Ricardo Swarowski (Cidadania), Bruno Alves (Republicanos), Gari Vinicio Kiatkoski (Podemos) e James Valério (PSD) tiveram um comportamento à altura do esperado para o novo chefe do executivo rionegrense.

 

O debate teve, no segundo e terceiro bloco, 12 perguntas e respostas, além de quatro réplicas e quatro tréplicas. Os candidatos também puderam se apresentar no início do evento e fazer suas considerações no encerramento.

 

Houve sim umas indiretas aqui e ali, mas nada que fugisse do normal ou necessitasse de intervenção.

 

Quem acompanhou com atenção esse confronto de pouco mais de uma hora observou que os quatro debatedores estavam bem afiados para responder os diversos temas.

 

Nervosismo momentâneo de um ou outro – que pegou até o mediador, é preciso reconhecer – mas normal quando se trata de uma disputa tão acirrada como esta.

 

Uma pena que o restante da imprensa, convidada para participar do evento, preferiu ficar de fora. Alguns, acharam mais confortável a posição de criticar ao invés de estar junto contribuindo.

 

Mas, afinal, quem venceu o debate? Venceu o eleitor, que teve uma grande oportunidade para conhecer melhor e analisar as propostas dos quatro candidatos.

 

E essa é a verdadeira festa da democracia!

Colunas e textos de opinião são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Riomafra Mix.