O ser humano, o livre arbítrio e as consequências
A Lei da Semeadura é um princípio que não podemos evitar: aquilo que a gente semeia, a gente ceifa.


A bíblia enfática em afirmar sobre a lei da semeadura. A lei é cruel, semeou, não escapará da colheita. Lemos na carta do apostolo São Paulo aos Gálatas 6.7: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. A Lei da Semeadura é um princípio que não podemos evitar: aquilo que a gente semeia, a gente ceifa. E essa Lei tem impacto sobre todas as áreas da nossa vida: familiar, profissional, financeira.
Somos livres para escolher, mas não escaparemos das consequências das nossas escolhas. Deus em sua bondade não obrigado ninguém a tomar decisões. Ele deu ao ser humano o livre arbítrio, e cada um faz e diz o que desejar. Mas bem como não somos obrigados a nada, também não ficaremos imune as consequências. Nas escrituras também temos o manual a liberdade das nossas escolhas. Se nossas decisões forem em desacordo com a Palavra de Deus e a Sua Santa vontade e direção, Tenhamos certezas que a nossa colheita será boa, agradável e perfeita. Porém, se ao contrário do a bíblia orienta, as consequências serão drásticas, cruéis e doloridas.
Portanto, é importante saber usar com sabedoria a liberdade de escolha, das tomadas de decisões, das atitudes e das palavras que saem da boca e aplicar naquilo que for melhor e mais correto, pois, o resultado será inevitável para o bem ou para o mal, dependendo das ações. As decisões determinarão o tipo de colheita que teremos e depois não adianta choro, lamentações e ais. Mesmo que houver arrependimento, e isto é muito importante, mas não tem como voltar a trás e evitar as consequências. Tem que arcar com as consequências, mesmo que sejam boas ou doloridas. Nossas escolhas podem trazer maldições, podem trazer vida, como podem trazer morte, podem nos fazer sorrir, como podem nos fazer chorar, determinam como vivemos.
Encontramos na Bíblia muitos exemplos de pessoas que tomaram decisões erradas. Não aplicaram a inteligência para as tomadas certas de decisões as consequências foram terríveis. Também temos exemplos de homens e mulheres que foram felizes em saber escolher, decidir e foram bem sucedidos. Enquanto para alguns o resultado foi de perda, tristeza e dor, para outros foi de conquistas e alegrias.
Estamos vivendo em um período de grande decisão. Um futuro que haverá de ser as consequências da nossa decisão. E muito importante que se pense, analise e se estude bem e com calma, antes de qualquer atitude, pois, somos nós é quem determinamos a espécie de nossa semente.
Que Deus te abençoe!