Mafra prepara início da vacinação contra covid-19

A vacinação deve ocorrer em quatro etapas obedecendo a critérios do Ministério da Saúde.

Continua após a Publicidade

 

O Ministério da Saúde pretende dar início à vacinação contra a covid-19 em todos os estados brasileiros na próxima semana. A data dependerá da confirmação da aprovação de uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

A intenção do Ministério é distribuir as doses aos estados, que enviam aos municípios. A estratégia é começar pelas capitais, para então iniciar a distribuição às demais cidades.

 

Em Mafra, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que está seguindo as diretrizes do Governo do Estado referentes ao “Plano para Campanha de Vacinação Covid-19”.

 

Quatro etapas

A vacinação deve ocorrer em quatro etapas, obedecendo a critérios do Ministério da Saúde (MS):

 

– Primeira etapa: serão vacinados trabalhadores da área da saúde, pessoas de acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena;

 

– Segunda etapa: o público-alvo contempla pessoas de 60 a 74 anos;

 

– Terceira etapa: serão imunizadas pessoas que apresentam alguma comorbidade (diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer e obesidade grave (IMC acima de 40);

 

– Quarta etapa: contempla professores e profissionais das forças de seguranças e salvamento e funcionários do sistema prisional.

 

 

O prefeito Emerson Maas tranquilizou a população e destacou que a Secretaria de Saúde está há mais de 11 meses trabalhando na prevenção e nos cuidados referentes ao coronavírus. “Fiquem tranquilos, está próximo de ocorrer a vacinação contra covid-19 em nosso município. Mafra está alinhado com o plano nacional e estadual”, explicou.

 

A Secretaria de Saúde alerta para quem apresentar febre, dor de cabeça, tosse, cansaço, perda de olfato ou paladar, procurar a Unidade Covid-19 ao lado da UPA, no Jardim América.

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.