Netflix lança primeiro seriado em libras e português

Produzida e gravada em Santa Catarina, a série Crisálida retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por jovens surdos.

A Netflix disponibilizou em seu catálogo a primeira produção bilíngue em português e libras. Produzida e gravada em Santa Catarina, a série Crisálida retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por jovens surdos. Segundo dados do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.

A autora da série, Alessandra da Rosa Pinho, explicou em entrevista ao jornal Desacato que a obra é sobre surdos e não para surdos. “É feita também para os ouvintes, para que a gente possa reconhecer o espaço dessas pessoas na sociedade, para mostrar que eles existem”, comenta.

Em Crisálida, os diálogos são na maior parte em libras e acontecem entre surdos e entre surdos e ouvintes. Para a autora, conseguir colocar a série numa plataforma como a Netflix, fazer com que seja reconhecida e valorizada é um sonho e que evidencia a importância real de transformação social.

Um intérprete de libras é responsável por conectar as histórias, que são independentes a cada episódio. A série mostra os relacionamentos amorosos, relações familiares e cotidiano dos surdos, mostrando como a língua de sinais pode transformar o contexto por eles vividos. Crisálida é resultado de uma parceria entre a Arapy Produções, a Raça Livre Produções e a TVi Televisão e Cinema e recebeu o prêmio catarinense de Cinema.