Propaganda eleitoral no rádio começa nesta sexta; confira o tempo dos candidatos de Riomafra

Professor James, em Rio Negro, e Vicente Saliba, de Mafra, terão os maiores tempos no horário eleitoral. Os candidatos com o menor tempo de rádio são Gari e Barreto.

 

Nesta sexta-feira (9), a propaganda eleitoral gratuita para as eleições municipais começa a ser veiculada no rádio e na televisão.

 

Serão dois blocos de 10 minutos, às 7 horas e ao meio dia, de segunda a sábado, exclusivamente para os candidatos a prefeito.

 

Nesta eleição, os candidatos a vereador terão apenas inserções avulsas, veiculadas ao longo da programação das emissoras, seguindo um cronograma determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários de sua programação para inserções avulsas, que irão ao ar de segunda a domingo, na proporção de 60% (42 minutos) para candidatos a prefeito e 40% (28 minutos) para candidatos a vereador.

 

De acordo com o advogado especialista em Direito Eleitoral, Alberto Rollo, nesta eleição, as regras serão diferentes por causa da cláusula de barreira aprovada pelo Congresso Nacional em 2017. “Portanto, só os partidos que atingirem mínimo de votação na eleição de deputado federal terão acesso ao horário. Pelo menos dez partidos que ocuparam em 2018 não vão ocupar o mesmo espaço agora em 2020”, pontuou.

 

Tempo dos candidatos de Rio Negro

Em Rio Negro, o tempo dos quatro candidatos se divide da seguinte forma e ordem:

– Alceu Swarowski: 01min29seg

– Bruno Alves: 01min08seg

– Professor James: 06min36seg

– Gari da Rádio: 45seg

 

Tempo dos candidatos de Mafra

Dos sete candidatos em Mafra, um não terá tempo de rádio. Os outros seis dividem os 10min da seguinte forma e ordem:

– Emerson Mass: 37seg

– Barreto: 22seg

– Schelbauer: 02min25seg

– Vicente Saliba: 03min33seg

– Adriana Dornelles: 01min56seg

– Celso Strobel: 01min04seg

 

Seguindo a cláusula de desempenho nas eleições de 2018, o candidato Jeferson Lopes (PRTB) não terá tempo no rádio, conforme determinação da legislação.