Psicóloga explica se é possível largar as drogas sem tratamento

Segundo Lara Graciano, a força de vontade ainda está entre as principais ferramentas para abandonar qualquer vício.

 

O Riomafra Mix recebeu a psicóloga clínica Lara Graciano para falar sobre dependência química e recuperação. A entrevista foi conduzida pelo repórter Douglas Dias.

 

Lara é responsável técnica na comunidade terapêutica Nova Vida, em Rio Negro, e atua na Clínica Psicológica Consciência.

 

Segundo Lara, a força de vontade ainda está entre as principais ferramentas para abandonar qualquer vício. “A gente nunca pode subestimar a capacidade do ser humano. É claro que existem pessoas que conseguem se manter sóbrias sem precisar de um tratamento de reabilitação. No entanto, para algumas pessoas este processo é mais difícil”, conta.

 

Ainda de acordo com a psicóloga, existem acolhimentos em comunidades terapêuticas e clínicas que auxiliam neste processo. O primeiro fator que deve ser investigado é a motivação que faz o dependente químico procurar a droga. Depois, identificar as dificuldades do paciente e trabalhar para estabelecer uma nova rotina de vida.

 

“O vício é uma doença que não tem cura e o paciente precisa tomar consciência da sua doença e lutar diariamente pela sobriedade. Ele precisa entender que se usar qualquer quantidade que seja de qualquer substância, ele vai ter uma recaída. E geralmente, esse processo é mais acentuado e intenso”, disse.