Feirão online discute futuro das profissões e do mercado de trabalho

Durante as lives, professores e profissionais do mercado tirarão dúvidas em tempo real sobre profissões, cursos, mercado de trabalho, oportunidades de atuação e cenário da profissão pós-pandemia.

 

A pandemia mudou a rotina das pessoas e gerou demissões em todo o mundo. No Brasil, a previsão de economistas é que a taxa de desemprego chegue a 17% neste primeiro semestre.

 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa no terceiro trimestre de 2020 chegou a 14,6%, a pior desde o início da pesquisa, em 2012.

 

Apoie nosso jornalismo. Assine o Riomafra Mix, clicando aqui.

 

O aumento de pessoas desempregados é um movimento mundial, segundo relatório The Future of Jobs 2020 (O futuro do trabalho 2020, em tradução livre), divulgado em outubro pelo Fórum Econômico Mundial. Os dados informam que, pela primeira vez nos últimos anos, o número de contratações é inferior ao de demissões.

 

No mesmo período, o mundo acompanhou o mercado de trabalho mudar mais rápido do que o esperado, acelerando a transformação digital e dando mais espaço ao universo online. As novas tecnologias e as tendências globais impulsionaram o surgimento de novas profissões e demonstram demanda mista de habilidades digitais e humanas. 

 

Qual profissão seguir?

Este mês o Linked In, rede social de networking e empregos, divulgou um estudo que mostra como a pandemia alavancou a procura por algumas profissões e listou as 15 principais categorias que mais devem contratar em 2021.

 

Segundo o levantamento os setores de saúde e de tecnologia foram os mais impulsionados pelas demandas impostas pela chegada do coronavírus. Áreas como marketing, varejo online e dos setores farmacêutico e de pesquisa, que se mostraram extremamente importantes para o desenvolvimento das vacinas, também devem ficar aquecidas em 2021.

 

Elton Schneider, diretor da Escola Superior de Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter, explica que saber quais áreas estão em expansão e são tendência pode auxiliar na entrada no mercado de trabalho. “As áreas com potencial de empregos estarão voltadas aos profissionais com alto grau de formação, ou seja, graduação, pós-graduação, dupla graduação e para o desenvolvimento de novas habilidades”.

 

De acordo com Schneider, as profissões tradicionais, como engenheiro, administrador e contador, não irão desaparecer, mas vão exigir dos profissionais que estão no mercado novas competências: digitais, habilidades de comunicação visual, automação e digitalização dos negócios, aprendizagem ao longo da vida (quando alguém exerce várias profissões e empregos ao longo da carreira), Desenvolvimento de Equipes Virtuais e áreas de conhecimento como inteligência artificial, Big Data, Blockchain e Indústria 4.0.

 

Conhecendo profissões

Entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março, acontece o Feirão Online de Profissões Uninter. Serão duas semanas para ajudar os vestibulandos a definirem o que querem cursar. Durante as lives, transmitidas simultaneamente pelo Facebook e Youtube, os professores dos cursos e profissionais do mercado tirarão dúvidas em tempo real sobre as profissões, os cursos, mercado de trabalho, oportunidades de atuação e cenário da profissão em um momento pós pandemia.

 

De segunda a sexta, das 16 às 20 horas, as lives serão apresentadas pelas Escolas Superiores, e aos sábados, das 9 às 14 horas, acontecerá a apresentação dos novos cursos da instituição, totalizando mais de 26 horas de informação e interação com os participantes. As dúvidas poderem ser enviadas ao longo das transmissões pelo Facebook e Youtube.

 

A Escola de Gestão, Comunicação e Negócios inicia a programação do Feirão no dia 23 de fevereiro e vai realizar sua segunda live na quarta-feira (3). A Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades vai conversar com os vestibulandos nos dias 24 de janeiro e 4 de março. Os interessados pelos cursos da área educativa poderão conferir as lives da Escola de Educação nos dias 25 de fevereiro e 5 de março. Já os professores da Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança participarão das transmissões dos dias 26 de fevereiro e 1º de março.

 

Os estudantes que optarem pelos cursos de tecnologia e engenharias poderão acompanhar a live no dia 2 de março. Quem está buscando uma pós-graduação poderá acompanhar as transmissões dos dias 6 e 8 de março. Já quem quer conferir os novos cursos da instituição, poderá acompanhar os bate-papos aos sábados, nos dias 27 de fevereiro e 6 de março.

 

Para realizar inscrição prévia e conferir a programação completa, clique aqui.

 

O Centro Universitário Internacional Uninter tem mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão são ofertados pela instituição e tem nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e 5 no Conceito Institucional (CI).

 

A metodologia de ensino da instituição foi estruturada pensando na flexibilidade do aluno, que pode organizar seus dias e horários de estudos. A modalidade mescla tecnologias digitais e analógicas, com momentos ao vivo ou gravados, presença obrigatória para realização das avaliações e atendimento online de tutoria e orientação educacional por professores.

 

Serviço

Uninter – Rio Negro

Rua Dr. Getúlio Vargas, nº 773, Centro

(47) 3642-0424

www.uninter.com

Facebook: UninterRioNegro

Instagram: @uninterrionegro

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.