UnC adere à campanha de vacinação contra a covid-19

A universidade colocou as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do SUS na vacinação da população.

 

O Ministério da Saúde acaba de ganhar fortes aliados na campanha de vacinação contra a covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI) terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o país.

 

Universidades federais, comunitárias, particulares, estaduais e municipais, entre elas a Universidade do Contestado (UnC), se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população.

 

Essa iniciativa que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível.

 

“Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski.

 

Para a reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, a área da saúde passa por um momento singular, e torna-se fundamental a parceria e contribuição de todos os setores da sociedade na luta contra o coronavírus. “A UnC é referência na área da saúde, inclusive com a forte presença do curso de Medicina no campus de Mafra, e temos condições técnica e humana para contribuir com o Ministério da Saúde na campanha de vacinação”, pontua a reitora.

 

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações: Abiee, Abruc, Abruem, Acafe, Andifes, Anec, Anup, Conif, Comung, e Forcom. Até o momento, mais de 200 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos gestores de saúde.