Atletas riomafrenses são campeões em Mundial de Powerlifting na Eslováquia
Willian Koster Schulz e Luiz Edoardo Gondro participaram da competição na Eslováquia.


Os atletas riomafrenses Willian Koster Schulz, de 34 anos e Luiz Edoardo Gondro, de 17 anos foram campeões no Mundial de Powerlifting.
Organizado pela Federação Internacional de Powerlifting (IPF), a competição aconteceu em outubro, em Trnava, na Eslováquia, com a participação de mais de 3 mil atletas, de 30 países.
Willian foi campeão na categoria de até 75 quilos de peso corporal, onde ergueu 135 quilos no supino.
Já Luiz Edoardo, que disputou na categoria de até 60 quilos de peso corporal, obteve as marcas de 103 quilos no supino equipado, 90 quilos no supino RAW e 100 quilos no agachamento.

Antes da disputa, Willian realizou uma campanha pelas redes sociais em busca de ajuda para custear a viagem. A ação teve adesão de amigos e até pessoas desconhecidas, que acreditam no potencial do atleta.
“Obrigado por terem acreditado em mim. Eu não ergui esse peso sozinho. E agradeço de coração todo o apoio financeiro, todas as orações, todas as mensagens de boa sorte tudo isso somou demais pra que se realizasse esse sonho de participar de um campeonato mundial e trazer a tão importante medalha de primeiro lugar”, comentou, emocionado.
“O que mais me motivou a buscar esse título foi de deixar algo para sempre na memória do meu filhinho Otávio Augusto, de 6 anos”, acrescentou.
Willian também destacou o apoio e parceria da família de Luiz Edoardo. “Eu também preciso agradecer muito a família Gondro. O Dr. Rodrigo, a Dra. Simone os filhos Arthur e Luiz. Eles simplesmente me fizeram sentir como se fosse parte da família, me auxiliaram em tudo, ‘moveram montanhas’ para que desse certo a viagem. Isso ficará para sempre na minha memória. Eles ganharam uma amizade para a vida toda e eu sou grato de todo coração a essa família querida”, disse.

William e Luiz Edoardo também destacaram o apoio da Academia Budokan e o parceiro de treino Ulisses Buch, que deram todo o apoio necessário.
Segundo Mundial
Essa é a segunda vez que Luiz Edoardo participa do Mundial de Powerlifting.
Em 2023, o atleta conquistou dois primeiros lugares na competição, realizada também em outubro, na Hungria.
Pela categoria sub-júnior, equipado, onde ergueu 97,5 quilos e RAW, com peso de 85 quilos.