Quem pode ser novidade na convocação de Tite nesta sexta?

Nesta sexta-feira, às 11 horas (horário de Brasília), o técnico Tite convoca a seleção brasileira pela primeira vez em 2020.

Nesta sexta-feira, às 11 horas (horário de Brasília), o técnico Tite convoca a seleção brasileira pela primeira vez em 2020. Os 23 nomes escolhidos pelo treinador terão a missão de dar a largada na briga por uma vaga na Copa de 2022, nos jogos contra Bolívia (27 de março, em Recife) e Peru (31 de março, em Lima).

A convocação desta sexta será para as Eliminatórias da Copa, mas Tite também já está de olho em possíveis testes para a Copa América, competição em que o Brasil estreia diante da Venezuela com amplo favoritismo (odds de 1.25 contra 11 do rival). Dessa forma, é possível que a convocação tenha algumas novidades.

No gol, por exemplo, Alisson e Ederson são unanimidades, mas há uma terceira vaga em jogo. No último domingo, o preparador de goleiros da seleção, o tetracampeão do mundo Taffarel, esteve no Morumbi para o0bservar Tiago Volpi, um dos destaques do São Paulo, e Ivan, da Ponte Preta. É possível que pinte uma surpresa entre esses dois na lista, embora nomes como Weverton (Palmeiras), Cássio (Corinthians) e Santos (Athlético-PR) também aparecem entre os cotados.

Nas laterais, há muita expectativa para uma possível convocação do experiente Rafinha, multicampeão pelo Flamengo. Na esquerda, quem deve continuar ganhando espaço é Renan Lodi, do Atlético de Madrid, que vem sendo titular e bastante elogiado no futebol europeu. Ainda na defesa, o nome de Rodrigo Caio, do Flamengo, é um dos mais comentados. Porém, uma lesão sofrida no jogo contra o Independiente del Valle, pela Recopa Sul-Americana, pode adiar a convocação do zagueiro.

Meio-campo deve ter surpresas

É no setor de meio-campo que as possibilidades de novidades são ainda maiores. Quem mais pede passagem é Bruno Guimarães, destaque da seleção pré-Olímpica do Brasil e titular absoluto desde que chegou ao Lyon, da França. O jogador foi eleito o melhor em campo em suas três primeiras partidas pelo clube francês e certamente chama a atenção da comissão técnica de Tite.

Do futebol brasileiro, são dois jogadores que mais têm chances de pintar como novidade: o primeiro é Matheus Henrique, do Grêmio, que marcou um golaço na vitória do tricolor gaúcho diante do América de Cali, nesta terça-feira, pela Libertadores. A versatilidade do jovem jogador impressiona e faz o meia ser comparado a Arthur, do Barcelona, que foi campeão da Copa América com a Seleção no ano passado.

O outro é Gérson, que desde que chegou ao Flamengo caiu nas graças do técnico Jorge Jesus e da torcida rubro-negra, se tornando titular absoluto e peça fundamental nos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. Porém, pode pesar contra o meia o fato de ter recusado uma convocação para o Pré-Olímpico no começo deste ano.

Ataque: chegou a vez de Gabigol?

Quando o assunto é ataque, ninguém está mais em alta do que Gabigol. Em 2020, já são 9 gols em 7 partidas pelo Flamengo. O artilheiro dos últimos dois Campeonatos Brasileiros chegou a ser convocado por Tite para amistosos em 2019 e deve continuar a receber chances valiosas se mantiver a média de gols absurda.

Bruno Henrique, companheiro de ataque de Gabigol no Flamengo, também é outro nome que certamente é cotado para a seleção. Porém, ele está machucado e deve ser ausência nesta primeira lista.

Outro nome que pode enfim aparecer é Vinicius Júnior, que vive seu melhor momento com a camisa do Real Madrid após marcar um dos gols na vitória sobre o Barcelona por 2 a 0. O atacante já foi chamado por Tite, mas acabou se machucando e perdeu a oportunidade.

Surpresas à parte, é certo que nomes como Neymar, Casemiro, Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Philippe Coutinho, Marquinhos e Thiago Silva devem estar na lista. Mas sempre existe a expectativa por novos nomes, até porque, os últimos resultados do Brasil nos amistosos pós-Copa América não foram nada bons. Cabe a Tite trazer novidades. Afinal, ano novo, vida nova, time novo.

OBRIGADO POR LER

AS NOTÍCIAS DO RIOMAFRA MIX

Com apenas R$ 16,00/mês você recebe em casa o jornal impresso e ainda patrocina o jornalismo com independência e credibilidade. Assine e receba em sua casa o melhor conteúdo!