5 pontos turísticos que todo visitante precisa conhecer em Mafra
De aventura a turismo religioso, conheça locais de visitação gratuita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Seja entre visitantes ou moradores de Mafra, quem nunca se perguntou para onde ir num final de semana. Sem dúvidas, Mafra se destaca na gastronomia, no turismo rural e religioso.
Nossa primeira parada é na Cruz do Monge São João Maria. Conta-se, que em 1851, quando Mafra ainda pertencia a Rio Negro, apareceu um monge milagreiro chamado João Maria. Reza a lenda que a pedido dele, foram erguidas dezenove cruzes de madeira, iniciando na porta da Capela e seguindo em linha reta até a margem do rio. Entre todas as cruzes fixadas, restou apenas uma, situada na Praça Hercílio Luz e permanece sendo cultuada como um santuário de devoção.
Saindo da capela, o visitante pode passar pela Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning. Construída na Bélgica e entregue ao trânsito em 22 de novembro de 1896 a ponte é cercada de lendas. Umas delas afirma que a ponte que seria enviada à Rio Negro foi destinada para um rio homônimo existente na África. Outros dizem que foi erro de engenharia ao medir o tamanho da ponte. Lendas ou não, a ponte é também um dos principais cartões postais de Mafra.
Falando em ponte, a localidade de Vila Ruthes conta com uma ponte férrea para quem gosta de adrenalina e aventura, pois o local é bastante utilizado para a prática do rapel.
Para os católicos, a visita na igreja Matriz São José, é quase que parada obrigatória. O espaço foi inaugurado em janeiro de 1929 e foi instituído como paróquia quase dois anos depois. A igreja construiu na década de 70 seu novo, e até então, atual templo, um espaço dedicado à devoção e à fé cristã.
Outra comunidade que também é destaque é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, criada em agosto de 1972. A Igreja Ucraniana, como é habitualmente chamada, é mantida pelos descendentes ucranianos que aqui se instalaram. Essas famílias participam e mantém viva a cultura, idioma, culinária, religiosidade e a tradição da igreja.
Todos os direitos reservados para Rede Mix de Comunicação Ltda. Reprodução proibida.
Ajude-nos a manter um jornalismo sério e com credibilidade. Textos e fotos estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se quiser repassar a notícia, compartilhe o link.