Apoiadores de Bolsonaro coletam assinaturas em Mafra para criação de partido

A criação de um novo partido depende inicialmente da assinatura de apoio de 492 mil pessoas.

 

Continua após a Publicidade

Nesta terça-feira (1º), uma comitiva de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro esteve próximo à Praça dos Bancos, em Mafra, coletando assinaturas para efetivar a criação do partido Aliança Pelo Brasil.

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em portaria publicada em 2019, a criação de um novo partido depende inicialmente da assinatura de apoio de 492 mil pessoas.

 

A Justiça Eleitoral até o momento validou pouco mais de 43 mil assinaturas para criar o Aliança Pelo Brasil, equivalente a 9% do montante necessário.

 

Segundo a advogada Veridiana Mendes Lazzari Zaine, para preencher a ficha de apoio é necessário ter título de eleitor e não ser filiado a nenhum partido político. O movimento também conta com um site para coleta de assinaturas digitais.

 

Segundo os organizadores, Mafra teve o dobro das assinaturas coletadas em Rio Negrinho e São Bento do Sul.

 

Desde que rompeu com o PSL, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro tenta criar um partido para se filiar nas próximas eleições. Em agosto passado, o presidente admitiu, inclusive, que poderia voltar ao PSL, partido que saiu após divergências com a cúpula da legenda. Ele também afirmou que recebeu convites de outros três partidos.

 

error: O conteúdo é de exclusividade do Riomafra Mix.