Assistência Social vai promover cursos nos bairros e comunidades rurais de Mafra
Oficinas serão desenvolvidas em parceria com as associações de moradores pelo Senar.


A Secretaria de Assistência Social de Mafra se reuniu nesta segunda-feira (7) com presidentes e representantes das associações de moradores com a intenção de levar serviços socioassistenciais aos bairros e comunidade rurais do município.
A iniciativa pretende descentralizar o atendimento e viabilizar o acesso a cursos e oficinas, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Precisamos oportunizar a participação dos usuários nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e facilitar este acesso. Além disso, quem conhece a realidade do município são as pessoas que vivem nos bairros e nas comunidades do interior. É importante estar nesses locais para conhecer suas demandas”, destacou a secretária de Assistência Social, Danielle Kondlatsch.
O representante da Associação de Moradores da Vista Alegre, Evandro Maas, que atua há mais de 30 anos com a comunidade, falou que a organização, por meio de uma associação, é o caminho mais fácil para os órgãos trabalharem e atenderem as necessidades da comunidade.
Conheça os cursos que serão ofertados pelo Senar:
– Qualidade de vida na melhor idade;
– Aproveitamento integral dos alimentos;
– Confeitaria;
– Produção de massas caseiras para congelamento;
– Artesanato com pintura;
– Artesanato com bordado;
– Artesanato de costura em tecidos;
– Bordado e patchcolagem;
– Bordado em chinelos;
– Floricultura;
– Inclusão Digital Rural – Iniciação à informática (1ª etapa);
– Inclusão Digital Rural – Informática Básica 1 (2ª etapa);
– Jardineiro;
– Primeiros socorros.